DIGITALIZAÇÃO


Metade dos consumidores conectados usa delivery na pandemia, diz pesquisa.

Levantamento da Nielsen/Toluna mostra que 45% passam até três horas conectados a apps de entrega.

Metade dos consumidores com acesso à internet usou serviços de delivery durante a pandemia de coronavírus, mostra pesquisa sobre tendências de comportamento online da Nielsen e da Toluna, que ouviu 1.260 pessoas, a maioria das classes B e C.

A atividade foi mais forte na região Nordeste (52,8%), seguida de Sudeste (52,3%), quando entrevistados responderam se fizeram algum pedido nas últimas quatro semanas. 

A pesquisa foi realizada em julho e tem margem de erro de três pontos percentuais.

Quarenta e três por cento dos entrevistados afirmaram que o tempo gasto com delivery aumentou, sendo que 45% dizem gastar até três horas semanais ligados a aplicativos do tipo.

Em relação ao comércio eletrônico no geral, que inclui compras feitas em sites, 64% afirmaram ter realizado alguma aquisição pela internet nas quatro semanas anteriores. 

O tempo gasto com esse tipo de consumo aumentou para 46% das pessoas na comparação com o mesmo período de 2019.

Outra pesquisa, divulgada pela Neotrust/Compre&Confie em julho, estima que a pandemia tenha levado ao ecommerce ao menos 5,7 milhões de novos clientes.

TRABALHO

A pesquisa também abordou o comportamento no teletrabalho: 33,5% passaram a ficar mais tempo conectados para fins laborais. 

Os pesquisadores desconfiam que, de modo geral, o trabalho aumentou durante a pandemia.

"Como qualquer mudança, existe uma curva de aprendizagem, na forma de executar tarefas. 

Quem passava tempo no trânsito, indo de um cliente a outro, viu esse tempo diminuir, mas não necessariamente trabalha menos; aumentou o tempo gasto com outras atividades", afirma Sabrina Balhes, da Nielsen Mídia.

A pesquisa mostra que 18% dos entrevistados trabalham depois das 22h. 

Quinze por cento dizem dedicar mais de 15 horas semanais ao trabalho online, 13,3%, de 10 horas a 15 horas e 16,2%, de 7 horas a 10 horas.

Segundo a Nielsen, 45% dos conectados usa o smartphone por mais de 15 horas por semana. 

Confirmando os indicativos dos últimos anos, o celular aparece como meio preferencial de acesso à rede.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br