SAÚDE


Saúde terá que lidar com vacinação, cirurgias represadas e orçamento enxuto em 2021.

Atraso na vacinação e risco de queda na adesão preocupam, além do baixo orçamento e da fila de cirurgias eletivas.

Apontada em pesquisa Datafolha como o principal problema do país, a área da saúde inicia 2021 com o desafio de colocar em prática a vacinação contra a Covid-19, lidar com a sobrecarga gerada pelo aumento de casos da doença e com o impacto de atendimentos represados na pandemia.

Gestores do SUS terão ainda que resolver uma conta que não fecha: a necessidade de incorporar leitos de UTI (cuja oferta já era insuficiente antes da pandemia), o aumento na fila de cirurgias eletivas e o risco de queda no orçamento.

Entram ainda na lista dos desafios a previsão de piora em indicadores de saúde por atrasos no atendimento de pessoas com outras doenças, como o câncer.

“Esperamos um ano muito difícil”, afirma Carlos Lula, presidente do Conass, conselho que representa secretários estaduais de Saúde. 

Ele aponta dois motivos principais. “Vamos começar a vacinação muito tarde e, até existir imunização suficiente, leva tempo. Também estamos vivendo um recrudescimento da pandemia, e a tendência é que isso piore.”

Aposta para controle da Covid-19, a vacinação tende a ser um dos principais desafios deste novo ano, segundo especialistas e gestores.

Atualmente, a guerra política em torno das vacinas e o atraso na obtenção de doses pelo Ministério da Saúde dificultam uma definição sobre o início da imunização

A situação ocorre em um momento em que o país já soma 7,6 milhões de casos e 195 mil mortes.

Especialistas afirmam ainda que, com o atraso na vacinação e a queda no isolamento, o país deve manter, ao menos nos primeiros meses, um número alto de casos do coronavírus. 

Nos últimos dias, a taxa de ocupação de leitos em diferentes capitais ficou acima de 80%.

Um cenário que se agrava com a pressão gerada pelo aumento na carga de doenças que tiveram atendimentos adiados, caso do câncer, e de outros problemas que voltaram a crescer, como acidentes de trânsito.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br