MUNDO DIGITAL


63% dos influenciadores digitais não verificam as informações antes de compartilhá-las

Em um universo digital onde a INFORMAÇÃO circula em ALTA VELOCIDADE, somente 36,9% dos influenciadores VERIFICAM as informações ANTES de REPASSÁ-LAS aos seguidores, segundo dados da UNESCO.

Entre os 63,1% que admitiram NÃO realizar essa CHECAGEM prévia, os COMPORTAMENTOS se dividem em:

33,5%: COMPARTILHAM conteúdos com base na CONFIANÇA na FONTE ou no CRIADOR;

15,8%: PRIORIZAM conteúdos que consideram DIVERTIDOS ou ÚTEIS, independentemente da VERACIDADE;

13,2%: CHECAM informações APENAS quando se tratam de NOTÍCIAS.

Além disso, o CRITÉRIO mais utilizado para AVALIAR a CREDIBILIDADE de uma fonte é o ENGAJAMENTO:

41,7%: BASEIAM a confiança em CURTIDAS e VISUALIZAÇÕES;

20,6%: VALORIZAM o conteúdo INDICADO por AMIGOS ou ESPECIALISTAS;

19,4%: APOIAM-SE na REPUTAÇÃO da fonte dentro do tema;

17%: Consideram essencial a presença de DOCUMENTAÇÕES ou EVIDÊNCIAS.

Essa análise reforça a importância de REPENSARMOS nossos HÁBITOS e CRITÉRIOS. O principal antídoto contra a propagação de fake news e desinformação é o PENSAMENTO CRÍTICO, pois é ele que nos permite tomar decisões INFORMADAS.

 

 



FUTURO DOS NEGÓCIOS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br