PREFERÊNCIA NA INTERNET


69% dos brasileiros preferem internet gratuita com anúncios

A nova edição da pesquisa “Como seria a internet sem anúncios?” realizada pela IAB Brasil mostra que 69% dos brasileiros preferem manter o ACESSO GRATUITO financiado por PUBLICIDADE. 

A gratuidade segue como pilar estrutural da EXPERIÊNCIA DIGITAL, apontada como importante por 92% dos entrevistados em 2025.

Os dados revelam que 7 em cada 10 REDUZIRIAM o uso de serviços caso precisassem PAGAR. 

E mesmo entre os dispostos a ASSINAR, 60% aceitariam gastar no máximo R$ 25 mensais, enquanto o valor médio declarado é de R$ 26,77. Entre jovens de 18 a 24 anos, apenas 8% aceitariam valores mais altos.

A pesquisa também mostra que a publicidade é FUNCIONAL para a jornada de CONSUMO: 

72% afirmam que anúncios ajudam a DESCOBRIR produtos e tomar DECISÕES. Quanto mais RELEVANTES e contextualizados, maior a ACEITAÇÃO.

No cenário da IA aplicada à publicidade, o público reconhece ganhos de RELEVÂNCIA, porém aponta preocupações com REPETIÇÃO, INVASIVIDADE e falta de TRANSPARÊNCIA.

O estudo reforça que uma internet sem anúncios seria mais CARA, menos DIVERSA e menos ACESSÍVEL, especialmente para as faixas de menor renda. A GRATUIDADE, apoiada por modelos de publicidade responsáveis, permanece essencial para INCLUSÃO DIGITAL.



FUTURO DOS NEGÓCIOS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br