BANCO CENTRAL


Até onde o BC vai subir os juros? Mercado espera respostas nesta quarta.

Economistas esperam elevação de 1 ponto nesta quarta, com Selic indo a 12,75%.

É consenso entre os economistas que o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central deve anunciar, nesta quarta-feira (4), uma nova alta de 1 ponto percentual da taxa básica de juros (Selic), de 11,75% para 12,75% ao ano. 

No entanto, a previsibilidade não se aplica às expectativas do fim do ciclo do aperto monetário.

A mediana das estimativas da pesquisa Focus, que mostra as estimativas de analistas ouvidos pelo BC, é de uma Selic em 13,25% ao ano em 2022. 

No entanto, alguns já veem risco de a taxa avançar acima de 14%, enquanto aqueles que não estão vinculados ao mercado financeiro consideram que o BC já foi até longe demais.

"A incerteza [do mercado] é com relação à comunicação do Banco Central para junho, se ele vai, de fato, fechar a porta para alterações na Selic ou se vai continuar subindo a taxa de juros", diz Lucas Vilela, economista do Credit Suisse no Brasil.

Em março, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, indicou a intenção de encerrar o ciclo de alta de juros com a Selic em 12,75% ao ano. 

Mais tarde, chegou a dizer que a autoridade monetária iria analisar a "surpresa" no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) daquele mês para ver se mudava a rota, mas não voltou a se pronunciar.

Com base na deterioração do cenário de inflação atual e prospectivo, Mauricio Oreng, superintendente de pesquisa macroeconômica do Santander, vê a possibilidade de o BC alterar seu plano de voo, fazendo um ajuste residual de 0,50 ponto na reunião de junho, além da alta desta semana. Com isso, a Selic iria a 13,25% ao ano ao fim do ciclo.

Com um prognóstico de inflação mais elevado (8,3% em 2022 e 4,6% em 2023), o Credit Suisse prevê a Selic a 14% ao fim do ciclo. 

Além da elevação de um ponto percentual em maio, adiciona também uma alta de 0,75 ponto em junho e um ajuste de 0,50 ponto em agosto.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br