PwC oferece trabalho remoto em tempo integral a
funcionários nos EUA.
Trabalhadores
teriam que ir ao escritório apenas 3 vezes por mês; localização dos
funcionários influencia pagamento.
A empresa de contabilidade e consultoria PwC disse
à Reuters na quinta-feira (30) que permitirá em caráter definitivo que todos os
seus 40 mil funcionários de atendimento ao cliente nos Estados Unidos trabalhem
virtualmente e morem em qualquer lugar que desejem, tornando-se um dos maiores
empregadores a adotar o trabalho remoto permanente.
A política se afasta das atitudes rígidas do setor
contábil, conhecido por incentivar as pessoas a trabalhar até a noite nos
escritórios.
Outras grandes firmas de contabilidade, como Deloitte e KPMG,
também têm dado aos funcionários mais opções para trabalhar à distância em face
da pandemia de Covid-19.
A vice-líder de pessoal da PwC, Yolanda
Seals-Coffield, disse em entrevista que a empresa foi a primeira do setor a
disponibilizar trabalho virtual em tempo integral para funcionários de
atendimento ao cliente.
A equipe de suporte e funcionários da PwC em áreas como
recursos humanos e operações jurídicas que não atendem clientes já tinham a
opção de trabalhar virtualmente em tempo integral.
Os
funcionários da PwC que optarem pelo trabalho à distância teriam que ir ao
escritório no máximo três dias por mês para compromissos pessoais, como
reuniões críticas de equipe, visitas a clientes e sessões de treinamento, disse
Seals-Coffield.
"Aprendemos muito durante a pandemia, e trabalhar virtualmente, ao pensarmos na evolução da
flexibilidade, é um próximo passo natural", disse
Seals-Coffield.
"Se você é um funcionário em situação regular, está no
atendimento ao cliente e deseja trabalhar virtualmente, pode, ponto
final."
A localização, no entanto, influencia o pagamento
dos funcionários da PwC, disse Seals-Coffield.
Os que decidirem trabalhar
remotamente em tempo integral em um local de custo de vida mais baixo teriam
uma redução de salário, acrescentou ela.
O Google também baseia o pagamento dos funcionários
em sua localização, com aqueles que trabalham de casa em caráter permanente
podendo ganhar menos.
A maioria dos trabalhadores de colarinho branco dos
EUA tem trabalhado em casa desde o início da pandemia, em março de 2020.
Os
executivos-chefes lutaram para trazer os funcionários de volta, pesando seu
estilo de gestão e suas preferências contra riscos como variantes mais contagiosas da Covid-19 e
trabalhadores que recusam vacinas.
FOLHA DE SÃO PAULO