Falta de produtos em supermercados retoma o maior
nível de 2020.
Indicador
conhecido como ruptura está em cerca de 12,5%, segundo medição da Neogrid.
O índice que mede a falta de variedade de produtos nas prateleiras dos supermercados subiu
em janeiro, voltando aos maiores níveis registrados na pandemia, segundo a
Neogrid, empresa de software para o varejo que faz o monitoramento.
O indicador, que é conhecido como ruptura, ficou em
torno de 12,5% em janeiro, acima dos 12,1% do mês anterior. Desde o início da
pandemia, os maiores números foram registrado em maio e junho, com 12,6% e
12,5% respectivamente.
Segundo a
Neogrid, a ruptura em alta é resultado da escassez de itens para embalagem na
indústria, como papel e alumínio.
Outro fator é a queda do poder de compra após
o fim do auxílio emergencial, que leva os consumidores a se concentrarem nas
marcas mais baratas, esgotando esse tipo de produto antes da reposição.
FOLHA DE SÃO PAULO