Texto mais longo lido por 66% dos alunos brasileiros não passa de 10
páginas; no Chile, normal é mais de 100.
Divulgado nesta
quarta (29), estudo examinou microdados do Pisa 2018 -- exame internacional
feito por jovens de 15 e 16 anos.
Análise é uma parceria entre o Centro de
Pesquisas em Educação, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional
(Iede) e a plataforma de leitura Árvore.
Qual foi o texto ou livro mais longo que você
leu durante o ano?
Para 66,3% dos alunos brasileiros de 15
e 16 anos, o mais extenso não passou de 10 páginas.
A constatação está em uma análise dos microdados do exame internacional Pisa
2018 divulgada nesta quarta-feira (29) pelo Centro de Pesquisas em Educação,
Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), em parceria
com a plataforma de leitura Árvore.
O estudo estabelece uma associação entre os
baixos índices de leitura e uma queda no desempenho dos jovens em disciplinas
como matemática e ciências.
Principais destaques da análise:
- Só 9,5% dos estudantes brasileiros de 15 e 16 anos chegaram a ler
algum material com mais de 100 páginas em 2018 – índice muito inferior ao de outros
países da América Latina, como Chile (64%), Argentina (25,4%) e Colômbia
(25,8%). Em exemplos de nações reconhecidamente
bem-sucedidas na educação, como na Finlândia, o patamar chega a 72,8%.
Entre os alunos que leram textos de no máximo uma página, só 6% atingiram o
patamar 3 na média geral do Pisa (o máximo é 6), que avalia
leitura, matemática e ciências. Já entre os
que leram mais de 100 páginas, o índice foi bem mais alto: de 33%.
Apesar desses números negativos, as respostas
ao questionário do Pisa mostram que os jovens do Brasil veem a leitura de forma
positiva: tanto na rede pública quanto na privada, mais de 40% dos alunos
afirmam que gostam de falar sobre livros (média superior à registrada pelos
países da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Por que os jovens
estão lendo pouco?
Há as seguintes hipóteses para explicar por
que os jovens estão lendo tão pouco no Brasil:
- baixo estímulo (seja em casa ou na escola) à leitura;
- dificuldades
cognitivas e déficits de aprendizagem – no Pisa 2018, 44,9% dos participantes disseram que precisam
ler muitas vezes o mesmo texto para compreendê-lo;
- número insuficiente de bibliotecas públicas,
nas ruas ou nos colégios, principalmente da rede pública.
Quais os
benefícios da leitura?
Segundo estudos prévios citados pelo Iede, o
hábito de ler ajuda o aluno a:
- ampliar o vocabulário e expandir a visão de mundo;
- melhorar o desempenho na escrita;
- conquistar fluência verbal e cultura geral;
- compreender informações apresentadas sob diferentes formatos;
- desenvolver a cidadania e
conhecer os próprios direitos.
G1