RESUMO DO DIA


Situação crítica: secretários de Saúde pedem toque de recolher nacional e fechamento de bares e praias para evitar colapso. E

m uma carta aberta, 19 governadores criticam post do presidente Jair Bolsonaro sobre repasses do governo federal: 'Obrigação constitucional'. E a Petrobras sobe o preço da gasolina pela 5ª vez no ano. 

O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, divulgou uma carta com sugestões de medidas urgentes contra o iminente colapso das redes pública e privada de saúde diante do aumento dos casos de Covid-19 no Brasil. 

Entre elas, a necessidade de um toque de recolher nacional e o fechamento de bares e praias. 

O conselho apontou ainda a falta de condução nacional unificada e coerente no combate à pandemia.

Segundo dados apurados pelo consórcio de veículos de imprensa, o Brasil registrou 30.484 mortes pela doença em fevereiro, o 2º maior número mensal em toda a pandemia. 

Três estados tiveram recordes de óbitos: Minas Gerais, Rondônia e Roraima

  • Embate político  

Em uma carta aberta, 19 governadores responderam a uma postagem do presidente Jair Bolsonaro sobre a ajuda do governo federal no combate à pandemia. 

Neste domingo, o presidente publicou os valores de repasses de verba aos estados. 

Já os governadores disseram que a transferência de recursos é uma ‘obrigação constitucional’, e que a parcela efetivamente enviada para a área de saúde foi ‘absolutamente minoritária’. 

  • OUTROS QUINHENTOS

R$ 2,60 por litro será o novo preço de venda da gasolina nas refinarias a partir desta terça, informou a Petrobras. Já o diesel passará a média de R$ 2,71 por litro. 

É a quinta alta do ano nos preços da gasolina, e a quarta no valor do litro do diesel. 

Com os novos reajustes, o litro da gasolina acumula aumento de 41,3% desde o início de 2021; já o diesel subiu 34,16% no mesmo período.  

Entenda como são formados os preços dos combustíveis. 



G1
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br