Como empregados são cada vez mais vigiados por
patrões com trabalho remoto.
Empregadores buscam
gerenciar os resultados e as equipes com software de monitoramentos.
O monitoramento dos
funcionários existe há algum tempo sob vários disfarces, desde o registro do
tempo no chão de fábrica até a coleta de dados dos trabalhadores em setores
fortemente regulamentados, como o financeiro.
Mas o software de
vigilância, muitas vezes com natureza clandestina, começou a se infiltrar nos
trabalhos administrativos em meio à pandemia, espalhando-se entre os setores
que tradicionalmente não exigiam o rastreamento escrupuloso dos funcionários.
Agora, com os padrões de trabalho remoto e híbrido tornando-se
cada vez mais comuns, os empregadores buscam gerenciar os resultados e as
equipes com software de monitoramento.
Joshua sabe que ter
seu trabalho monitorado é parte do seu emprego.
Seu empregador, uma
corretora do mercado financeiro com sede em Londres, usa um sistema de software que
rastreia automaticamente sua atividade.
O sobrenome de Joshua foi omitido para
proteger sua segurança no trabalho.
Todos os detalhes
do seu computador de trabalho foram otimizados para permitir seu monitoramento:
desde o tempo para o desligamento da tela, definido na menor configuração para
que o patrão possa verificar com mais facilidade se ele está ocioso, até uma
ferramenta de bate-papo instantâneo, projetada especificamente para uso em
qualquer comunicação com os colegas.
Ele trabalha de
casa com a premissa de que o seu patrão pode verificar qualquer login ou toque
no teclado ou no mouse.
Joshua afirma que
está tão acostumado a ser rastreado que muitas vezes se esquece disso.
"Os
bancos de investimento geralmente operam sob paranoia. Os dados que manuseamos
são tão sensíveis que qualquer funcionário insatisfeito pode causar grandes danos",
segundo ele.
Embora ele nunca
tenha sido explicitamente informado que está sendo monitorado, Joshua explica
que isso é comum no seu setor.
A legislação do Reino Unido exige que as empresas
do setor financeiro tenham um programa de vigilância.
E, nos Estados Unidos, as instituições financeiras
são obrigadas a manter registro de todas as comunicações relacionadas ao
trabalho.
BBC NEWS