VAREJO


Vendas no setor varejista crescem e atingem o maior patamar em 20 anos.

O comércio varejista cresceu 3,4% em agosto, na comparação com julho. É a quarta alta mensal consecutiva, atingindo o maior patamar de vendas em 20 anos e ficando 2,6% acima do nível anterior, de outubro de 2014.

 Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada nesta quinta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O varejo em abril teve o pior momento, com o indicador se situando 18,7% abaixo do nível de fevereiro, período pré-pandemia. 

Esses números foram sendo rebatidos nos meses seguintes, até que em agosto o setor ficou 8,2% acima de fevereiro”, justifica Cristiano Santos, gerente da pesquisa.

Na avaliação de Santos, o desempenho do varejo está relacionado ao aumento da renda com o auxílio emergencial disponibilizado pelo governo e a inflação dos alimentos. 

Para se ter uma ideia, o setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo recuou 2,2% de julho para agosto com a alta dos preços.

Entre julho e agosto, cinco das oito atividades pesquisadas tiveram alta. 

O setor de tecidos, vestuário e calçados cresceu 30,5%, artigos de uso pessoal e doméstico (10,4%), móveis e eletrodomésticos (4,6%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,5%) e combustíveis e lubrificantes (1,3%).

Já os setores que apresentaram queda são produtos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-1,2%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-24,7%).



IBGE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br