GASOLINA


Preço da gasolina: 7 verdades e mitos sobre como economizar combustível.

Dirigir a 90 km/h, ponto morto e controle de cruzeiro aparecem entre falácias sobre economia.

Usar menos o carro é a maneira mais óbvia de economizar dinheiro com gasolina, em meio aos crescentes preços dos combustíveis no Brasil e no mundo. Mas de que outra forma se pode poupar combustível?

1) 90 KM/H É A MELHOR VELOCIDADE PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL?

Muitos motoristas acham que dirigir a exatamente 90 km/h é o ponto ótimo de eficiência no consumo de combustível. Essa ideia aparece em muitos sites e artigos na internet.

No entanto, não existe uma velocidade de condução fixa ideal, de acordo com o grupo de automobilismo RAC.

O mito de que 90 km/h seria o ponto ideal surgiu em antigos testes de consumo de combustível, em que o uso de gasolina era testado por carros a 90 e a 120 km/h dentro da cidade.

Nesses testes, o consumo mais eficiente acontecia a 90 km/h, o que levou muitos a acreditar que essa era sempre a melhor velocidade.

No entanto, dependendo do tipo e tamanho do veículo, o RAC diz que a velocidade mais eficiente é entre 72 e 80 km/h —velocidades acima dos limites da maioria das vias dentro das cidades.

2) DEVO DESLIGAR O AR-CONDICIONADO?

Se você já resistiu ao desejo de ligar o ar-condicionado do carro em um dia quente de verão só para economizar combustível, você fez a coisa certa.

É necessária energia extra para alimentar o sistema de ar-condicionado de um carro. O consumo de combustível pode aumentar em até 10% com o ar ligado, de acordo com a associação britânica de automóveis AA.

O impacto pode ser mais perceptível em viagens mais curtas —isso porque o ar-condicionado precisa usar mais energia inicialmente para reduzir a temperatura interna do carro.

Abrir as janelas pode ser melhor, mas isso cria um problema diferente, a resistência aerodinâmica. O motor precisa trabalhar mais para compensar a resistência do ar criada pelas janelas abertas.

Se tiver que escolher entre ar-condicionado ou janelas abertas, a melhor opção depende da velocidade. O ar-condicionado é provavelmente a melhor alternativa acima de 80 km/h, porque quanto mais rápido você dirige, maior é a resistência causada pelas janelas abertas.

3) DIRIGIR EM PONTO MORTO ECONOMIZA COMBUSTÍVEL?

A AA não recomenda que motoristas dirijam em ponto morto ou pisando na embreagem. Isso é pouco seguro por diversas razões. Além disso, é improvável que essa prática economize gasolina.

A associação britânica de automóveis afirma que a maioria dos carros tem controles elétricos que cortam o suprimento de combustível toda vez que você tira o pé do acelerador —então não há nenhum ganho com dirigir em ponto morto.

4) O CONTROLE DE CRUZEIRO ECONOMIZA COMBUSTÍVEL?

O controle de cruzeiro —um dispositivo que mantém o carro em velocidade constante sem precisar usar o pedal do acelerador— é muitas vezes visto como uma maneira infalível de economizar combustível, pois evita acelerações desnecessárias e frenagens bruscas.

Mas ele só funciona assim quando se dirige em estradas planas.

Em outros tipos de estrada, é mais provável que você se depare com subidas e seu controle de cruzeiro precisará se ajustar à mudança de inclinação, consumindo mais combustível no processo.

Normalmente, você tira o pé do acelerador quando avista a descida de uma ladeira à frente, mas como o controle de cruzeiro não consegue enxergar, ele gasta mais tempo usando energia, aumentando o consumo de combustível.

5) A PRESSÃO ERRADA DOS PNEUS AUMENTA O CONSUMO DE GASOLINA?

Pneus com pressão baixa provocam um aumento no consumo de gasolina. O conselho é verificar as pressões com frequência, especialmente antes de uma viagem longa.

A pressão correta está no manual do carro —e às vezes é recomendável aumentar a pressão ao máximo, caso o carro esteja carregado com vários passageiros e bagagem.

No entanto, qualquer peso extra provocará um consumo adicional de combustível —portanto, deixe de fora qualquer coisa que você não precise.

6) DEVO TROCAR GASOLINA ADITIVADA POR GASOLINA COMUM?

No curto prazo, a gasolina aditivada não representa nenhuma economia de combustível, pois possui a mesma proporção de etanol e gasolina do combustível comum vendido na bomba. A diferença maior é que a gasolina aditivada inclui alguns químicos que servem como detergente e dispersantes, removendo sujeiras do tanque e as expelindo para fora do motor na hora da combustão.

No longo prazo, isso pode representar uma economia para o motorista, já que um motor mais limpo é mais eficiente e necessita de menos combustível para funcionar.

7) DEVO TROCAR GASOLINA POR ETANOL?

A regra geral para quem pode abastecer seu carro com os dois combustíveis é que o etanol precisa estar com preço inferior a 70% da gasolina para compensar. Assim se a gasolina estiver custando R$ 7, o etanol precisa custar menos que R$ 4,90.

Quando a gasolina está a R$ 8, o etanol precisa ser mais barato que R$ 5,60. Pesquisas da Agência Nacional do Petróleo mostram que o preço do etanol também está subindo —e que na maioria dos estados brasileiros, não compensa trocar gasolina por etanol.



FOLHA DE SÃO PAULO
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