Preço da gasolina: 7 verdades e mitos sobre como
economizar combustível.
Dirigir
a 90 km/h, ponto morto e controle de cruzeiro aparecem entre falácias sobre
economia.
Usar menos o carro é a maneira mais óbvia de
economizar dinheiro com gasolina, em meio aos crescentes preços dos combustíveis no
Brasil e no mundo. Mas de que
outra forma se pode poupar combustível?
1) 90 KM/H É A MELHOR VELOCIDADE PARA ECONOMIZAR
COMBUSTÍVEL?
Muitos motoristas acham que dirigir a exatamente 90
km/h é o ponto ótimo de eficiência no consumo de combustível. Essa ideia aparece
em muitos sites e artigos na internet.
No entanto, não existe uma velocidade de condução
fixa ideal, de acordo com o grupo de automobilismo RAC.
O mito de que 90 km/h seria o ponto ideal surgiu em
antigos testes de consumo de combustível, em que o uso de gasolina era testado
por carros a 90 e a 120 km/h dentro da cidade.
Nesses testes, o consumo mais eficiente acontecia a 90 km/h, o
que levou muitos a acreditar que essa era sempre a melhor velocidade.
No entanto, dependendo do tipo e tamanho do veículo, o RAC diz
que a velocidade mais eficiente é entre 72 e 80 km/h —velocidades acima dos
limites da maioria das vias dentro das cidades.
2) DEVO
DESLIGAR O AR-CONDICIONADO?
Se você já resistiu ao desejo de ligar o
ar-condicionado do carro em um dia quente de verão só para economizar
combustível, você fez a coisa certa.
É necessária energia extra para alimentar o sistema
de ar-condicionado de um carro. O consumo de combustível pode aumentar em até
10% com o ar ligado, de acordo com a associação britânica de automóveis AA.
O impacto pode ser mais perceptível em viagens mais
curtas —isso porque o ar-condicionado precisa usar mais energia inicialmente
para reduzir a temperatura interna do carro.
Abrir as janelas pode ser melhor, mas isso cria um
problema diferente, a resistência aerodinâmica. O motor precisa trabalhar mais
para compensar a resistência do ar criada pelas janelas abertas.
Se tiver que escolher entre ar-condicionado ou
janelas abertas, a melhor opção depende da velocidade. O ar-condicionado é
provavelmente a melhor alternativa acima de 80 km/h, porque quanto mais rápido
você dirige, maior é a resistência causada pelas janelas abertas.
3) DIRIGIR
EM PONTO MORTO ECONOMIZA COMBUSTÍVEL?
A AA não recomenda que motoristas dirijam em ponto
morto ou pisando na embreagem. Isso é pouco seguro por diversas razões. Além
disso, é improvável que essa prática economize gasolina.
A associação britânica de automóveis afirma que a
maioria dos carros tem controles elétricos que cortam o suprimento de
combustível toda vez que você tira o pé do acelerador —então não há nenhum
ganho com dirigir em ponto morto.
4) O
CONTROLE DE CRUZEIRO ECONOMIZA COMBUSTÍVEL?
O controle de cruzeiro —um dispositivo que mantém o carro em velocidade constante sem
precisar usar o pedal do acelerador— é muitas vezes visto como uma maneira
infalível de economizar combustível, pois evita acelerações desnecessárias e
frenagens bruscas.
Mas ele só funciona assim quando se dirige em
estradas planas.
Em outros tipos de estrada, é mais provável que
você se depare com subidas e seu controle de cruzeiro precisará se ajustar à
mudança de inclinação, consumindo mais combustível no processo.
Normalmente, você tira o pé do acelerador quando
avista a descida de uma ladeira à frente, mas como o controle de cruzeiro não
consegue enxergar, ele gasta mais tempo usando energia, aumentando o consumo de
combustível.
5) A PRESSÃO ERRADA DOS PNEUS AUMENTA O CONSUMO DE
GASOLINA?
Pneus com pressão baixa provocam um aumento no
consumo de gasolina. O conselho é verificar as pressões com frequência, especialmente
antes de uma viagem longa.
A pressão correta está no manual do carro —e às
vezes é recomendável aumentar a pressão ao máximo, caso o carro esteja
carregado com vários passageiros e bagagem.
No entanto, qualquer peso extra provocará um
consumo adicional de combustível —portanto, deixe de fora qualquer coisa que
você não precise.
6) DEVO
TROCAR GASOLINA ADITIVADA POR GASOLINA COMUM?
No curto prazo, a gasolina aditivada não representa
nenhuma economia de combustível, pois possui a mesma proporção de etanol e
gasolina do combustível comum vendido na bomba. A diferença maior é que a
gasolina aditivada inclui alguns químicos que servem como detergente e
dispersantes, removendo sujeiras do tanque e as expelindo para fora do motor na
hora da combustão.
No longo prazo, isso pode representar uma economia
para o motorista, já que um motor mais limpo é mais eficiente e necessita de
menos combustível para funcionar.
7) DEVO
TROCAR GASOLINA POR ETANOL?
A regra geral para quem pode abastecer seu carro com os dois combustíveis é
que o etanol precisa estar com preço inferior a 70% da gasolina para compensar.
Assim se a gasolina estiver custando R$ 7, o etanol precisa custar menos que R$
4,90.
Quando a gasolina está a R$ 8, o etanol precisa ser
mais barato que R$ 5,60. Pesquisas da Agência Nacional do Petróleo mostram que
o preço do etanol também está subindo —e que na maioria dos estados brasileiros,
não compensa trocar gasolina por etanol.
FOLHA DE SÃO PAULO