Teleatendimento avança na
direção do prontuário disponível eletronicamente
Desde abril de 2020, início da
pandemia, as associadas da Abramge (Associação que reúne os planos de saúde
comerciais) já superou os 9 milhões de teleatendimentos, um número acumulado
pelas 140 operadoras associadas, presentes em 20 Estados brasileiros.
O volume cobre 24,5 milhões de
beneficiários, ou seja, 31,6% dos mais de 70 milhões de clientes da saúde
suplementar brasileira.
E tem muito pela frente.
Na análise de Marcos Novais, Superintendente-executivo da Abramge, o maior
ganho nem está propriamente do atendimento remoto, mas na integração de todo o
sistema de saúde onde o prontuário médico esteja eletronicamente disponível em
todos os pontos de atendimento.
Sua visão é de que este é o
caminho para evitar episódios drásticos, em casos de emergência, por morosidade
e até por eventuais erros médicos ocasionados por desinformação sobre as
condições do paciente.
Para isso, aponta o executivo da Abramge, será
necessário definir padrões e modelos, além de promover uma forte modernização
da gestão de consultórios, clínicas e hospitais para a convergência assertiva e
adequada dos dados, onde estiverem arquivados.
ABRAMGE