Falta de cultura de dados atrasa alinhamento às estratégias das
organizações
Faz falta uma cultura mais aprofundada de
dados na formação dos profissionais de comunicação corporativa, sendo esta
provavelmente mais uma razão a atrasar o alinhamento dos que trabalham na área
com o pensamento e as ações estratégicas das organizações.
Esse foi um dos pontos levantados na primeira
reunião deste ano do Comitê Aberje de Cultura de Dados e Mensuração de
Resultados na Comunicação.
Outros membros do grupo abordaram a dificuldade de
medir resultados intangíveis de campanhas ligadas a branding e reputação, além
do desafio da identificação das métricas mais relevantes que estejam alinhadas
às metas da organização.
Ao falar na identificação dessas métricas mais
adequadas, outra participante relatou que esse é um desafio do mercado e que
muitas vezes a escolha delas é influenciada em função de ferramentas ou
prestadores de serviço envolvidos no processo.
Vários participantes reforçaram
a necessidade de envolver a Comunicação em processos estratégicos, inclusive
para que o time possa identificar métricas relevantes e estruturar testes para
extrair dados na linguagem da liderança.
E, como lembra colunista de um site
especializado em publicidade e comunicação, é cada vez mais importante fazer
tudo da forma mais integrada possível.
Integrar para oferecer soluções
completas e abrangentes de comunicação e marketing.
Isso implica estabelecer
conexões estratégicas com uma variedade de stakeholders, como a IA e empresas
de tecnologia e mídia, incluindo plataformas que estão sempre se transformando,
como o TikTok e o WhatsApp e tudo mais que couber no balaio.
ABERJE