MUNDO CORPORATIVO


Falta de cultura de dados atrasa alinhamento às estratégias das organizações

Faz falta uma cultura mais aprofundada de dados na formação dos profissionais de comunicação corporativa, sendo esta provavelmente mais uma razão a atrasar o alinhamento dos que trabalham na área com o pensamento e as ações estratégicas das organizações.

Esse foi um dos pontos levantados na primeira reunião deste ano do Comitê Aberje de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação. 


Outros membros do grupo abordaram a dificuldade de medir resultados intangíveis de campanhas ligadas a branding e reputação, além do desafio da identificação das métricas mais relevantes que estejam alinhadas às metas da organização.

 

Ao falar na identificação dessas métricas mais adequadas, outra participante relatou que esse é um desafio do mercado e que muitas vezes a escolha delas é influenciada em função de ferramentas ou prestadores de serviço envolvidos no processo. 


Vários participantes reforçaram a necessidade de envolver a Comunicação em processos estratégicos, inclusive para que o time possa identificar métricas relevantes e estruturar testes para extrair dados na linguagem da liderança.

E, como lembra colunista de um site especializado em publicidade e comunicação, é cada vez mais importante fazer tudo da forma mais integrada possível.  


Integrar para oferecer soluções completas e abrangentes de comunicação e marketing. 


Isso implica estabelecer conexões estratégicas com uma variedade de stakeholders, como a IA e empresas de tecnologia e mídia, incluindo plataformas que estão sempre se transformando, como o TikTok e o WhatsApp e tudo mais que couber no balaio.



ABERJE
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