O que é 'desconto hiperbólico', o viés psicológico
que te faz tomar más decisões
Descubra se o seu
cérebro tem essa característica e conheça o que especialistas recomendam para
tomar melhores decisões
O desconto hiperbólico é a nossa inclinação
para escolher recompensas imediatas em vez de recompensas futuras, mesmo quando
as de curto prazo são inferiores.
É um viés
cognitivo que pode levar as pessoas a tomar decisões erradas porque incentiva a
impulsividade em vez da visão de futuro, explicam especialistas que há décadas
estudam o tema no campo da Economia Comportamental ou da Psicologia.
"Isso
distorce a nossa percepção de valor", diz Vincent Berthet, professor da
Universidade de Lorraine e pesquisador do Centro de Economia da Sorbonne, ambos
na França, à BBC News Mundo (o serviço em espanhol da BBC).
Se o mais
importante na tomada de decisão é que o benefício seja imediato, mesmo que esse
benefício seja menor, então o desconto (a redução do lucro) se torna
hiperbólico, ou seja, exagerado.
Esse preconceito psicológico, que também é estudado
como "gratificação atrasada", tem uma longa história.
Embora com nomes diferentes, o desconto
hiperbólico tem sido estudado há séculos, quando os comerciantes (e até os
filósofos) procuravam compreender a lógica do valor do dinheiro, do retorno do
capital ou dos juros associados a um empréstimo conforme o custo e a
oportunidade.
De forma simples,
alguns autores explicam que o viés hiperbólico nos faz pensar que quanto mais
próxima a recompensa estiver no tempo, mais atrativa ela parece.
São conhecidas as
experiências feitas há décadas com crianças de 4 anos em que os pesquisadores
ofereciam um marshmellow agora, ou dois marshmellows em 15 minutos.
E,
previsivelmente, menos crianças decidiam esperar porque seria muito difícil
para elas adiar a gratificação.
Em qualquer caso,
os resultados destas experiências variam substancialmente dependendo das
características da amostra e da inclusão de variáveis como a origem
socioeconômica dos sujeitos, a idade ou a capacidade cognitiva, entre muitas
outras.
Mas, no final das
contas, a impulsividade é uma força que pode
trabalhar contra nós na infância ou na idade adulta.
Se eles lhe
oferecessem R$ 100 agora ou R$ 120 em uma semana, o que você preferiria?
Quando a sua
decisão opera sob viés cognitivo, é provável que você opte por ter menos
dinheiro, mas mais cedo.
FOLHA DE SÃO PAULO