Reforma da Previdência - capitalização


Ministro da Economia, Paulo Guedes afirmou que se reforma da Previdência for desidratada ao ponto de render uma economia de 500 bilhões de reais em uma década, ante o montante de pelo menos 1 trilhão de reais almejado pelo governo, não será possível lançar o sistema de capitalização

 

Para o presidente da frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Alceu Moreira (MDB-RS): “Nós não teremos céu de brigadeiro na relação da reforma da Previdência, a gente sabe disso. Porque, na verdade, tem um contencioso de relação de natureza política e as pessoas vão tirar proveito desse debate”.

Mas as coisas andam. Ontem, o Ministério da Defesa encaminhou a proposta de reforma do sistema dos militares para a equipe econômica, onde se  prevê a ampliação do tempo mínimo de permanência na carreira de 30 para 35 anos. Para isso, é proposta a criação de um novo posto, de sargento-mor, com adicionais de salários  que variam conforme os postos e graduações, como forma de recompensar, segundo o ministério, a exigência, a responsabilidade e o tempo que o militar fica disponível, além de ajustar os valores dos cursos de capacitação dos militares. Pela proposta, além disso a contribuição previdenciária sobe dos atuais 7,5% para 10,5% e passa a ser cobrada de todos, incluindo alunos de escolas miliares, recrutas e pensionistas. O desconto referente a assistência médica e pensões passa para 14%.

Há até mesmo espaço para um certo otimismo. Eleito o presidente da Comissão de Constituição e Justiça nesta quarta-feira, 13, o deputado Felipe Francischini (PR) afirmou que a reforma da Previdência,  principal proposta que passará pelo colegiado, é "o que vai salvar o país a longo prazo". Ele disse acreditar que a proposta poderá ser votada pelo colegiado até o fim deste mês.



O ESTADO DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br