Educação Financeira


A 6ª Semana Nacional de Educação Financeira, de 20 a 26 de maio, vai concentrar as principais ações de educação financeira de entidades públicas e privadas. Ano passado, foram quase 7.000 ações, de 280 instituições, alcançando mais de 4 milhões de pessoas em todo o Brasil.

 

O Banco Central está reavaliando e ampliando sua agenda de reformas estruturais, chamada de Agenda BC+, para incorporar novas dimensões, incluindo a educação financeira. "A educação financeira é um requisito fundamental para a democratização do sistema financeiro", afirmou o diretor de relacionamento institucional e cidadania da instituição, Mauricio Moura, durante apresentação na abertura da Semana Nacional de Educação financeira

Segundo ele, o objetivo é criar um amplo programa de estímulo à educação financeira, por meio de ações junto a agentes de mercado e a outros órgãos governamentais, incluindo cooperativas e provedores de microcrédito como parceiros nesse esforço. As ações terão foco em crianças e jovens em idade escolar, super-endividados, clientes de instituições financeiras e população de baixa renda. Entre as iniciativas, destaque para um programa de implementação de educação financeira para alunos do ensino fundamental de escolas públicas.

As instituições de ensino terão acesso a uma plataforma on-line com conteúdo e orientação dos temas, que serão integrados a disciplinas obrigatórias como matemática, português e ciências. O projeto terá duração de três anos, a partir de 2019. No primeiro deles, está prevista a implementação da plataforma on-line, além de articulação e divulgação do programa. No ano que vem, será a primeira rodada de implementação nas escolas, ainda em caráter de projeto-piloto.

 

Será selecionado um Estado em cada região, além de São Paulo. Essa amostra já corresponde a 40% dos estudantes de ensino fundamental. "Após três anos, acreditamos que estará maduro e pronto para ser escalado. O BC apresentará o programa pronto", disse.

 



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br