RESUMO DO DIA


A Conferência da ONU sobre o Clima, que acontece em Glasgow, estava marcada para terminar hoje, mas deve se estender pelo fim de semana.

O presidente Jair Bolsonaro embarca hoje para uma viagem de uma semana pelo Oriente Médio.

O STF deve julgar hoje as ações que limitar a atuação da Defensoria Pública.

E Gilberto Gil é o novo membro da Academia Brasileira de Letras.

  • COP26: novo rascunho do acordo final atenua referência a combustíveis fósseis

Texto pressiona países a serem mais ambiciosos para combater o aquecimento global e mantém menção inédita a combustíveis fósseis, mas usa linguagem mais fraca que a primeira versão.

A versão final ainda está sendo negociada por representantes dos quase 200 países que participam da conferência, e o acordo tem caminhado na linha tênue entre as demandas das nações ricas e daquelas em desenvolvimento.

O texto mantém a pressão para que países sejam mais ambiciosos em seus planos para combater o aquecimento global e estabelece uma divisão entre os países, dizendo que a atualização das promessas deve levar em conta "diferentes circunstâncias nacionais".

O rascunho também mantém a menção inédita a combustíveis fósseis, mas usa uma linguagem mais fraca do que a primeira versão do acordo para cobrar o fim de subsídios à essa fonte de energia.

A mudança fica expressa na inclusão da palavra "ineficientes" – termo que não constava do rascunho anterior, divulgado na quarta-feira (10): "a supressão progressiva da energia produzida com carvão e dos subsídios ineficientes aos combustíveis fósseis".

Segundo a rede de televisão CNN, as menções ao carvão e aos combustíveis fósseis foram mantidas apesar da campanha "feroz" dos principais produtores de carvão, petróleo e gás para que fossem totalmente removidas.



G1
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br