INSS


Prazo para marcar a perícia do pente-fino do INSS vence a partir de agosto

Convocado tem 30 dias, contados do recebimento da notificação, para agendar o atendimento.

Beneficiários de auxílio-doença que foram convocados para o pente-fino do INSS devem ficar atentos: o prazo para agendar a perícia médica começa a vencer a partir da semana que vem.

Quem recebe o comunicado do instituto, por carta, email ou no banco, tem 30 dias para agendar o atendimento e não correr o risco de ter seu benefício suspenso. Em julho, cerca de 170 mil segurados foram convocados para terem a incapacidade reavaliada.

O instituto está convocando quem não realiza perícia médica há mais de seis meses para evitar irregularidades. A revisão deve ir até dezembro deste ano.

A prática do pente-fino se intensificou na gestão do presidente Jair Bolsonaro, que, em junho de 2019 publicou a lei 13.846 definindo critérios para revisão de benefícios com indícios de irregularidade ou que não estão em dia com o exame pericial, além de estabelecer o pagamento de bônus para peritos realizarem atendimentos extraordinários.

Para evitar o corte do benefício, o segurado deve manter seus dados atualizados nos sistemas do INSS e responder prontamente à convocação, se ela for feita.

A perícia deve ser agendada pelo 135 ou pelo Meu INSS (site ou aplicativo). 

Se não puder comparecer, o segurado tem de remarcar o atendimento. 

A falta, pode ocasionar a suspensão do benefício.

A partir das 21h do dia da perícia já é possível o beneficiário saber se o auxílio está mantido ou não. 

Caso não receba uma resposta, pode ser necessário fazer um "Acerto pós-perícia", apresentando documentos que regularizem pendências com o INSS.



AGORA
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br