Exemplo de Inteligência Artificial no
ITSM – Gestão de Problemas de TI
A inteligência artificial (IA) é mais importante do
que nunca no gerenciamento de serviços, pois as limitações vivenciadas no dia a
dia das práticas de ITSM estão sendo cada vez mais questionadas diante de um
cenário de transformação digital.
Processos que antes eram costumeiramente
ineficientes e morosos podem se tornar rápidos, eficientes, controlados e menos
custosos através da utilização de tecnologias.
Entendemos que a utilização de ferramentas e
práticas voltadas à ciência de dados como uma importante aliada para o
fortalecimento, ou reposicionamento, da área de TI como uma função proativa e
preditiva.
Como um exemplo dessa nova realidade, podemos
apontar a utilização de um modelo preditivo para identificação de Incidentes
com potencial encaminhamento para abertura de Problema.
O processo de análise
de incidentes era realizado de forma manual e o modelo foi elaborado a partir
do aprendizado com a experiência dos analistas.
A partir dessa iniciativa tivemos redução de 90% da
força de trabalho nessa atividade, ampliação dos incidentes analisados e maior
assertividade na indicação de Problemas.
FUTURO DOS NEGÓCIOS