Empresa de Musk quase triplicou no país em menos de
dois anos.
Starlink, que
vende conexão à internet via satélite, já é quase do tamanho da Hughes, gigante
global.
Em um ano e meio, a Starlink, empresa de internet via satélite de Elon Musk, quase triplicou de tamanho.
Hoje
tem quase tantos clientes quanto a gigante norteamericana Hughes e ultrapassou
a Sky/AT&T.
Dados da Anatel (Agência Nacional de
Telecomunicações) mostram que, entre maio de 2023 e fevereiro deste ano, a
companhia passou de 57.605 acessos à banda larga via satélite para 149.615
(260% de crescimento), a maior parte em regiões mais afastadas, como a Amazônia e o Centro-Oeste.
Musk se aproximou do mercado brasileiro no
governo Jair Bolsonaro e começou a atuar no país
interessado em conectar escolas na Amazônia.
A licença de operação foi dada pela Anatel há dois
anos e, nos seis meses iniciais, entrou na lista das 50 maiores na oferta de
banda larga.
Em maio de 2023, ocupava a posição 42 com 57.605
pontos de acesso —0,1% de participação desse mercado.
Dois
meses após, já contava com 90.763 acessos, deixando para trás a Sky/AT&T,
com 64.674 acessos.
Em fevereiro deste ano, dado mais recente, a
Starlink registrou 149.615 acessos ativos, o que representa 0,3% do total.
Com esse desempenho, ela se aproxima da gigante
norte-americana Hughes, que opera no país com 180.259 acessos.
FOLHA DE SÃO PAULO