
A seguradora japonesa Fukoku Mutual Life irá trocar
34 funcionários de seus escritórios por um sistema de inteligência artificial.
Ele será usado para calcular os pagamentos devidos aos segurados da companhia.
Segundo reportagem publicada pelo jornal britânico “The Guardian”, a empresa
espera aumento de 30% em sua produtividade com a mudança.
A Fukoku Mutual Life afirmou que o investimento
trará retorno financeiro em menos de dois anos de implantação. A companhia diz
que vai investir 1,4 milhão de libras (aproximadamente R$ 5,5 milhões) e espera
economizar 1 milhão de libras (R$ 3,95 milhões) por ano após a substituição dos
humanos pelos algoritmos. O sistema foi desenvolvido a partir da plataforma
Watson, da IBM.
Segundo a companhia de tecnologia, seu sistema
realiza pensamentos análogos aos humanos. Consegue analisar variados tipos de
informações não estruturadas, como textos, vídeos e imagens. Na companhia
japonesa, ela será usada para ler informações médicas, como tempo de
internação, procedimentos realizados e histórico de pacientes para determinar o
valor dos pagamentos que a seguradora deve fazer.
A adoção da nova tecnologia fará com que os
funcionários que realizam as mesmas atividades que as máquinas se tornem
redundantes a partir de março. Porém os valores apontados pela inteligência
artificial ainda terão de ser aprovados por profissionais da seguradora. A
reportagem aponta que, segundo relatório do Instituto de Pesquisas Nomura,
metade dos trabalhos feitos no Japão podem ser realizados por robôs até 2035.
Valor Econômico