EFEITOS DA PANDEMIA


Pandemia “força” brasileiros a poupar dinheiro, diz pesquisa

A pandemia "forçou" os brasileiros a pouparem. Segundo pesquisa Datafolha, 36% dos brasileiros conseguiram poupar dinheiro em 2020. 

Porém, para 56% isso só foi possível porque a crise da Covid-19 tornou mais difícil hábitos como viajar, ir a restaurantes, bares e outras opções de lazer.

Conforme apurou a pesquisa, encomendada pela Associação Brasileira das Entidades de Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), cerca de 20 milhões de brasileiros economizaram com as despesas em 2020. 

O estudo ouviu 3,4 mil pessoas entre novembro e dezembro de 2020.

Segundo a pesquisa, 7% dos entrevistados alegaram que fizeram algum tipo de economia financeira simplesmente porque “não tinham onde gastar”. 

A principal redução de gastos foi com turismo e lazer. Essa economia foi mais comum entre pessoas de classes A e B.

Um percentual menor de pessoas fez economia como uma estratégia para de fato reduzir gastos. 

De acordo com o Datafolha/Anbima, 24% disseram ter cortado compras supérfluas e outros 19% afirmaram que controlaram as despesas.

Os dados apontaram também que 55% dos entrevistados tiveram a renda reduzida. Para 10% deles, a perda de renda foi total.

Se por um lado a pandemia proporcionou uma poupança “forçada” para alguns, para quem já tinha a prática de economizar, a crise sanitária teve outro resultado no sentido contrário. 

Em comparação com 2019, caiu em cerca de 15% o número de pessoas que usavam o controle de despesas e poupança para ter uma reserva financeira.




Instituto de Longevidade MAG
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br