LONGEVIDADE

  • TI: Com dificuldade em preencher vagas organizações estão valorizando os 50+ 

O mercado está demandando cada vez mais os serviços de quem têm mais de 50 anos, em razão de a necessidade das empresas ser cada vez maior, em um contexto de envelhecimento da população.

De acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), em um estudo publicado em dezembro, apenas 53 mil pessoas se formam por ano em cursos de perfil tecnológico no País, enquanto a demanda média anual é de 159 mil profissionais. Ou seja, um déficit de 106 mil talentos.  

Os profissionais com mais de 50 anos são essenciais na tecnologia, porque a juventude traz mais facilmente  a inovação. Já o profissional maduro vai se valer desse conhecimento e dessa empolgação para trabalhar na estratégia, na aplicabilidade da tecnologia no negócio.

  • Centenários podem virar regra  em 2050

Em poucos anos, encontrar quase centenários ativos e independentes deixará de ser surpresa. Metade das crianças que hoje têm 5 anos poderá chegar aos 100 anos nos EUA e em outros países desenvolvidos.

E essa tem chance de se tornar a norma para recém-nascidos em 2050, segundo um relatório lançado recentemente pelo Centro de Longevidade da Universidade Stanford. 

Em três décadas, quase 30% da população brasileira será idosa, segundo o IBGE, um percentual três vezes superior ao verificado em 2010.

Graças aos avanços da ciência e aos recursos da Medicina, viver décadas a mais com qualidade será possível, mas o mundo não parece ainda estar preparado para um grande número de  centenários.

Diz a  professora Laura Carstensen, diretora do Centro de Longevidade da Universidade Stanford: “A nossa cultura evoluiu em torno de vidas com a metade desse tempo”, diz ela. “Isso não funciona mais. Precisamos criar normas sociais que acomodem trajetórias muito mais longas.”

Nos últimos três anos, a equipe liderada por Laura criou recomendações reunidas no relatório "O Novo Mapa da Vida". 

O texto sugere mudanças na educação, nas carreiras e nas transições de vida para que elas sejam compatíveis com existências de um século ou mais.

A grande virada no perfil da população brasileira deve acontecer em 2030, quando o País terá mais pessoas a partir de 60 anos do que crianças e adolescentes de 14 anos. 

O Brasil precisa criar condições para que essa população seja respeitada e participe ativamente da sociedade.



REUTERS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br