Golpes contra clientes fazem bancos pressionar
operadoras de telefonia.
Febraban indica
pontos de vulnerabilidade em sistemas e cobra medidas da Anatel.
Pressionados por
clientes que têm caído frequentemente em golpes aplicados por meio de aparelhos
celulares, os bancos têm cobrado da Anatel (Agência Nacional de
Telecomunicações) medidas para fechar brechas nos sistemas das operadoras de
telefonia que têm sido exploradas pelos golpistas.
A Febraban
(Federação Brasileira de Bancos) apontou à agência reguladora três pontos de
vulnerabilidade nos sistemas que têm prejudicado correntistas das instituições.
Segundo os bancos,
em vários casos os fraudadores têm ludibriado os clientes com ligações
identificadas com números iguais aos de centrais de atendimento e agências
bancárias.
Casos assim provocaram perdas de R$ 60 milhões no primeiro semestre
deste ano, segundo a Febraban.
Em ofício enviado à Anatel neste ano, a associação afirmou
que muitos golpes que envolvem uso de dados pessoais dos clientes para troca de
chips de celular têm a cooperação de funcionários e apontou o serviço de SMS
como canal frequente para mensagens fraudulentas.
A Febraban enviou ofícios à Anatel para tratar do assunto
em setembro do ano passado e novamente em outubro deste ano.
Em dezembro, a
agência recomendou às operadoras de telefonia alguns ajustes, mas os problemas
continuaram, segundo a associação dos bancos.
FOLHA DE SÃO PAULO