'FINFLUENCERS' NA MIRA DA ANBIMA


O número de seguidores dos "finfluencers", como são chamados os influenciadores de finanças brasileiros, não para de crescer desde que a Selic foi pro chão, no auge da pandemia.

A partir de 13 de novembro, eles e as empresas que os contratam para publis terão que seguir regras novas regras criadas pela Anbima, entidade autorreguladora do mercado financeiro.

Em números:

  • 515 "finfluencers" brasileiros estavam ativos no fim do primeiro semestre, de acordo com levantamento da Anbima em parceria com o Ibpad (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados).
  • 6% foi a alta de seguidores em relação ao fim de 2022, totalizando 176,3 milhões. O número equivale à soma de seguidores em todos os perfis (Facebook, Instagram, X, YouTube) de cada influenciador.

Veja aqui os influenciadores de finanças mais relevantes de 2023, segundo o levantamento.

Os temas mais abordados… Mercado de ações (48,9%), economia brasileira (10,5%) e criptomoedas (9,4%).

…E os que mais geraram interações: CDBs (Certificados de Depósito Bancário), com 11 mil em média, e Tesouro Direto com média de 10,2 mil.

Por que há diferença?
"Para o influencer ganhar dinheiro, ele precisa de um patrocínio, afinal a monetização é o interesse de quem quer ser influencer", diz à Folha Carlos Castro, CEO da SuperRico e planejador financeiro certificado pela Planejar.

Ele alerta para casos de possíveis conflitos de interesses, quando um influenciador patrocinado por uma companhia fala mais sobre assuntos que geram maior lucro para a empresa, por exemplo.

É para mitigar esse problema que a Anbima criou uma regulamentação para o setor.

  • A principal regra é a obrigatoriedade de o influenciador informar, de forma clara, que o post patrocinado é uma publicidade e quem é a contratante.
  • Outra grande mudança é a responsabilização das instituições contratantes pelos influencers e o conteúdo veiculado. A normativa, porém, não menciona qualquer tipo de punição.


FOLHA DE SÃO PAULO
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