Deficiência da
Educação em Tecnologia no Brasil
PROFISSIONAIS
nas áreas de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) são cada vez
mais procurados globalmente devido à ascensão tecnológica em todas as dimensões
da vida humana.
No
entanto, a demanda por esse perfil profissional é muito maior do que a oferta.
Apesar de muitos países estarem fomentando iniciativas para aumentar o número
de matriculados em STEM para acompanhar o crescimento importante das indústrias
computacionais digitais, encontram dificuldades de atrair e formar a quantidade
necessária desses profissionais.
Dados
coletados pela UNESCO em 2022 apontam que:ㅤ
✅ Os
estudantes da Malásia e Tunísia são os que mais se formam nas áreas STEM, com
cerca de 43,5% e quase 40%, respectivamente;
✅ Apesar da
Índia ter apenas 34% dos seus estudantes graduando em STEM no último ano, ainda
é o país que mais produz formandos nessas áreas devido à sua grande população,
de 1,4 bilhão de pessoas.
❌ Em 2022 o
Brasil ficou na lanterna dos países pesquisados, com apenas 17,5% dos formandos
em STEM, indicando uma necessidade urgente de reverter esse quadro para
acompanhar o desenvolvimento global.
FUTURO DOS NEGÓCIOS