A
fim de adotar melhores práticas para a área de Tecnologia de Informação (TI), o
Conselho Federal de Contabilidade (CFC) implementou, em meados de janeiro, a
Governança em TI.
O mecanismo é considerado essencial para liderança,
estratégia e controle postos em prática com o objetivo de avaliar, direcionar e
monitorar a atuação da gestão, visando à prestação de serviços de interesse da
sociedade.
A resolução Nº 1.584 que o normatiza está publicada no Diário
Oficial da União, do dia 9 de janeiro de 2020.
A
ação atende recomendações oriundas do Tribunal de Contas da União (TCU) e do
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (Portaria n.º 19/2017),
que definiram que os órgãos e as entidades integrantes do Sistema de
Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp) deverão adotar
medidas para implantar, desenvolver e aperfeiçoar a governança de Tecnologia da
Informação e Comunicação (TIC).
Segundo,
a diretora Executiva do CFC, Elys Tevania, a Governança em TI é de fundamental
importância, pois trata de um conjunto de políticas e práticas que alinham os
recursos da tecnologia com metas e objetivos do CFC.
“Ela contribuirá
efetivamente para que a instituição seja mais transparente, sustentável, cumpra
a sua missão, e ainda melhore os indicadores estratégicos institucionais em
benefício do profissional da contabilidade e da sociedade”.
A
iniciativa está sendo implementada em sete etapas, tendo três delas
já sido concluídas.
São elas o envolvimento da alta administração com as
deliberações de TI; a especificação dos direitos decisórios sobre a TIC; e a
criação de um Comitê de TI para tratar, de forma colegiada, as questões que
envolvem a área.
As
outras fases dizem respeito às ações para conter riscos em TI, a partir da
implementação de mecanismos e seleção de investimentos; criação de um sistema
que contribua para a comunicação e transparência das ações; instalação de
mecanismos para o monitoramento da conformidade e do desempenho, e para
avaliação do uso de TI.
ANCEP