TECNOLOGIA


Como se proteger de vazamentos de dados de lojas virtuais.

Ataque hacker a Americanas acendeu alerta entre consumidores; empresa diz que derrubou sites e app para manter segurança de clientes.

O ataque hacker contra os sites Americanas.com, Submarino e Shoptime, que estão fora do ar, acendeu o alerta entre consumidores e empresas de segurança digital para a possibilidade de dados pessoais terem sido expostos.

O ataque hacker começou no sábado (19) de manhã, e a empresa procurou derrubar o site e o aplicativo de Americanas.com e Submarino a fim de tentar manter a segurança dos dados dos clientes. 

Como tratam-se de plataformas de ecommerce, senhas, CPFs, endereços e informações de pagamento estão presentes nos bancos de dados.

A Americanas S.A., dona das três plataformas, disse em nota que "suspendeu proativamente parte dos servidores do ambiente de ecommerce e atua com recursos técnicos e especialistas para normalizar com segurança o mais rápido possível".

Os sites Submarino e Shoptime apresentam comunicados semelhantes, e também continuam indisponíveis.

"Com os vazamentos de dados que vimos no último ano, a orientação geral é que as pessoas modifiquem com frequência suas senhas, uma vez que milhares delas estão disponíveis na Deep Web", recomenda Emilio Simoni, executivo-chefe de segurança da PSafe.

Simoni cita um levantamento da empresa que mostra que 80% dos brasileiros raramente ou nunca modificam suas senhas na internet, o que ele considera um hábito extremamente perigoso.

O especialista também alerta para emails e telefonemas suspeitos após grandes vazamentos de dados, uma vez que essas informações podem ser obtidas e usadas por criminosos para aplicação de golpes.

"A orientação geral é que as pessoas não salvem informações bancárias em sites e fiquem atentas a qualquer movimentação suspeita", disse.

SAIBA COMO SE PROTEGER EM CASO DE VAZAMENTOS DE DADOS

  1. Tenha uma solução de segurança instalada em seu dispositivo
  2. Altere senhas pessoais com frequência, de preferência por outras mais fortes, com caracteres especiais
  3. Evite clicar em links de fontes desconhecidas, especialmente os que forem compartilhados via aplicativos de troca de mensagem como WhatsApp e redes sociais
  4. Use a autenticação de dois fatores
  5. Crie o hábito de duvidar das informações compartilhadas na internet e nunca informe dados sensíveis em links de procedência duvidosa
  6. Use cartões de crédito virtuais a cada nova compra na internet
  7. Mantenha os sistemas operacionais dos dispositivos atualizados
  8. Procure sempre confirmar a veracidade das informações nas páginas e sites oficiais das empresas
  9. Verifique se um link é confiável no site do dfndr lab, laboratório de cibersegurança da PSafe


FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br