NOVO MINISTRO


Licença-maternidade 'criminosa' e Hitler de esquerda: as falas de Sachsida.

Recém-nomeado ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida já criticou a licença-maternidade de seis meses —que definiu como um "crime" contra as mulheres—, disse que a mulher é mais eficiente fora do mercado de trabalho, defendeu a flexibilização das leis trabalhistas e o fim do imposto sindical e sugeriu que o Partido Nazista alemão, de Adolf Hitler, era de esquerda.

As declarações aparecem em vídeos publicados em 2016 e 2017 em seu canal no YouTube. 

Em uma das gravações, Sachsida ainda nega que a desigualdade salarial entre homens e mulheres que desempenham as mesmas funções seja "discriminação", dizendo se tratar apenas de um "comportamento racional do empresário".

Discriminação no trabalho

Na hora de promover, promoveu o homem, é discriminação. Não, não necessariamente. 

Existem outras explicações condizentes com a ideia de maximização de lucro do empresário que não são discriminação. É simplesmente um comportamento racional do empresário.

O custo de oportunidade da mulher é mais alto, porque ela é mais eficiente fora do mercado. 

Se esse casal tiver um filho, provavelmente é a mulher que vai cuidar do filho. Aí você vira para mim: 'Adolfo, mas o homem fica bêbado mais que a mulher'. Fica. 

Então menos para o homem nesse ponto. 

Mas também, quem vai mais ao médico é a mulher, então ela vai faltar mais para ir ao médico. O empresário está fazendo essas contas.

Licença-maternidade

Eu, por exemplo, sou contra licença-maternidade de seis meses. Isso, para mim, é criminoso contra a mulher. 

Você dar uma licença-maternidade de seis meses para a mulher é mais ou menos como você chegar para o empresário e falar assim: 'Não promovam essa mulher.

 Porque, se ela engravidar, ela vai ficar seis meses fora da empresa'. Você consegue imaginar uma empresa ficar seis meses sem seu gerente? 

Quando fui contra essa lei [licença-maternidade de seis meses], as pessoas me xingaram. Não é nada disso, é que eu me preocupo com as mulheres. 

Toda vez que você cria leis que favorecem a mulher, vai aumentar a penalidade salarial dela. 

Menos patrões vão promover as mulheres. Não é porque eu quero, basta você olhar.



UOL
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br