CARNAVAL 1


Empresas mantêm feriado apesar de cancelamento de ponto facultativo no Carnaval.

Quem trabalhar segunda e terça não receberá a mais; compensação de folga depende de acordo.

Em um mundo pré-pandemia, o fim do expediente nesta sexta-feira (12) marcaria também o início formal do Carnaval. Para os foliões, o primeiro dia de festejos; para os mais comedidos, um belo feriado prolongado.

Ainda que a festa tenha sido cancelada –sem blocos ou escolas nas ruas–, os dias de folga foram mantidos por muitas empresas.

Governos estaduais e municipais costumam decretar ponto facultativo na segunda e terça de Carnaval. 

Em alguns locais, a manhã de quarta-feira também entra no pacote do feriado. 

Neste ano, porém, a maioria das capitais cancelou a programação, na tentativa de desestimular viagens e festas e, assim, aglomerações que possam servir para espalhar o coronavírus.

Não é esse cancelamento, porém, o que tira o status de feriado da data. 

A FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo) orientou as empresas a seguirem as decisões dos municípios em que estão, mas considera que não há necessidade de interromper as atividades, mesmo nos casos em que o ponto facultativo foi mantido.

Em São Paulo, as redes de ensino estadual e municipal manterão as aulas, mas, nas particulares, a tendência é não ter aulas.

Nos bancos, o expediente só será retomado ao meio-dia de quarta-feira (17). 

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) disse que, apesar do cancelamento das festas, o calendário de feriados bancários está mantido.

Com isso, contas de consumo e carnês com vencimento nos dias 15 e 16 poderão ser pagos no dia 17 sem acréscimo.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também definiu ponto facultativo até as 14h de quarta. Agências de propaganda anunciaram que só voltam à ativa na quinta-feira (18).



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br