FAMÍLIAS AFETADAS


Em 13,5 milhões de domicílios do País, os idosos são os únicos responsáveis pela renda familiar, segundo José Pastore, professor da FEA-USP.

Os estudos sobre pobreza no Brasil indicam que ela castiga mais as famílias que têm crianças e menos as que têm pessoas idosas. 

Por outro lado, os dados dos epidemiologistas indicam que a covid-19 é mais letal entre idosos do que entre jovens e crianças: 75% das mortes ocorrem em pessoas com mais de 60 anos. 

Ana Amélia Camarano, uma das maiores autoridades em demografia econômica, revela que a crescente morte de idosos pelo coronavírus agrava enormemente a situação econômica das famílias porque muitas delas dependem da renda dos idosos. 

Contrariando o senso comum, as pesquisas indicam que os idosos  continuam com grande responsabilidade na formação da renda de milhões de famílias.

Os dados de 2019 mostram que, dentre os 73 milhões de domicílios brasileiros, cerca de 34 milhões tinham idosos. Nesses domicílios, eles respondiam por 71% da renda familiar. 

Cerca de 63% dos recursos vinham de aposentadorias e pensões e 37% do trabalho. 

Esse quadro deve persistir até os nossos dias. Ou seja, muitos idosos estão sustentando filhos, netos e outros parentes que vivem no mesmo domicílio.

ao matar mais os idosos, a covid-19 causa um grande problema social porque as suas receitas respondem por mais de 50% da renda dos domicílios onde moram. 

Há casos mais graves. Em 13,5 milhões de domicílios (19% do total de domicílios), os idosos são os únicos responsáveis pela renda familiar. 

Na sua falta, a renda do trabalho é imediatamente zerada e a proveniente de aposentadorias (se tiverem) vira pensão que é reduzida. 



O ESTADO DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br