CORONAVÍRUS

  • Fornecedores de produtos de saúde se queixam de câmbio e pagamentos

Associação do setor diz que empresas começaram a receber comunicados de operadoras postergando pagamentos.

Apesar da forte demanda por materiais no combate ao coronavírus, o setor de fornecimento de produtos para saúde está sofrendo, segundo a Abraidi (associação de importadores e distribuidores). 


Além do peso do câmbio, a queda no fornecimento de outros insumos para procedimentos eletivos enxugou as receitas, segundo Bruno Boldrin, diretor da entidade. 


Ele diz que empresas do setor começaram a receber comunicados de operadoras postergando pagamentos.

“Teremos outro problema na saúde para lidar lá na frente se os fornecedores quebrarem enquanto atravessamos a crise da Covid-19”, diz.

Procurada, a Abramge (associação de planos de saúde) diz que situações semelhantes estão acontecendo em todos os setores e desconhece qualquer postergação de pagamentos. 

A FenaSaúde (saúde suplementar) não manifesta.

 

  • Empresas de recrutamento sentem sinais do coronavírus nos negócios

Companhias demitem ou adiam novas contratações.

 A pandemia atingiu em cheio o setor de recrutamento. 

Os primeiros sinais de lentidão nas contratações por multinacionais vieram em fevereiro, segundo Luiz Valentes, presidente do Talenses, que neste mês cortou 30% de seus funcionários.

       

Diante do cenário de escassez, a Exec, também especialista em recrutamento, cortou a jornada de trabalho em até 25%, segundo Carlos Altona, sócio da empresa. 


A 99 Jobs diz que metade das seleções em andamento passaram a ser feitas pela internet, enquanto a outra parte foi adiada.

 

  • Varejo do Brasil contraria expectativa e sobe em fevereiro, ainda sem impacto do coronavírus

Volume de vendas teve alta de 1,2% e foi o melhor resultado para o mês em quatro anos.

O setor de varejo do Brasil surpreendeu e registrou alta das vendas em fevereiro, no melhor resultado para o mês em quatro anos, ainda sem registrar os efeitos do fechamento de lojas e comércios devido às medidas de combate ao vírus.

O volume de vendas no varejo teve em fevereiro alta de 1,2% em relação a janeiro, informou nesta terça-feira (7) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Foi o resultado mais forte para o mês desde 2016 e contrariou a expectativa em pesquisa da Reuters de recuo de 0,3%.

Em janeiro, as vendas caíram 1,4%, em dado revisado após o IBGE informar anteriormente queda de 1%.

Em relação ao mesmo período do ano anterior, as vendas tiveram alta de 4,7%, ante estimativa de ganho de 2,10%.

  • Libertas prorroga pagamento de boletos vencidos em março

A Fundação Libertas prorrogou o pagamento de boletos bancários vencidos no mês de março de 2020. 

A medida é excepcional diante do cenário atual de pandemia causado pela COVID-19. 

Com isso, os participantes de planos de previdência e beneficiários de planos de saúde terão mais 15 dias para quitação de seus débitos, a contar da data de vencimento do boleto. 

Essa é uma das ações que a Libertas tem adotado para reduzir os impactos da crise. Internamente, a entidade implantou home office para 100% dos empregados; suspendeu o atendimento presencial suspenso - antes mesmo do período de isolamento; cancelou palestras na MGS; e prorrogou a campanha de migração para o MGSPrev para 23 de agosto; além de suspender os programas presenciais oferecidos pelo plano de saúde. 

Em vídeo, o Presidente da Fundação Libertas, Lucas Nóbrega, fala sobre o panorama da situação e as medidas adotadas pela empresa para cooperar com o esforço e a dedicação de todos nesse momento de desafios. 

  • Previ suspende prestações de empréstimos

Também para mitigar os impactos da crise do novo coronavírus, a Previ, assim como outras entidades, suspendeu as prestações de empréstimo simples de maio e junho.

A medida foi aprovada pela Diretoria Executiva, e tem como objetivo ajudar na preservação do fluxo de caixa dos associados, tanto do Plano 1 quanto do Previ Futuro.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br