Embraer


Caso a Embraer consiga reverter hoje a decisão, desfavorável à empresa na Justiça, que a cancelou e realize a assembleia de acionistas para hoje, o quórum de investidores na AGE será determinante para o sucesso da operação com a Boeing. 

 

Pelo estatuto da empresa, os acionistas brasileiros podem ter papel relevante na decisão. Cerca de 80% das ações da companhia são negociados na Bolsa de Nova York por meio de ADRs (recibos de ações).

 

Os detentores desses papéis são considerados estrangeiros para efeitos de voto. Apenas 20% das ações da Embraer estão listadas no Brasil. 

 

A regra do estatuto limita o voto dos estrangeiros a dois terços dos brasileiros. Como consequência, os estrangeiros têm seu peso limitado a 40% dos votos, enquanto os brasileiros, em seu conjunto, votam com 60% do total.

 

A BNDESPar, braço de participações acionárias do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com 5,37% das ações de Embraer, e a Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, com 3,91%, poderão atuar com quase 30% dos votos na assembleia, a depender do quórum, tendo, assim, papel decisivo para aprovar ou não a transação.

 



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br