Procon-SP
notifica Banco C6 Consignado por empréstimos não autorizados pelos clientes.
Órgão
de defesa do consumidor estabeleceu prazo de 72 horas para que a empresa preste
esclarecimentos sobre as denúncias.
O
Procon-SP notificou o Banco C6 Consignado para prestar explicações sobre
cobrança de operações de empréstimo consignado não contratadas.
Além disso, a
empresa deve esclarecer as dificuldades encontradas pelos clientes durante
tentativa de solucionar a questão por meio do SAC da instituição.
Em setembro, o órgão registrou 149 reclamações contra o Banco
C6, enquanto que, em maio deste ano, apenas uma demanda havia sido cadastrada.
Com as denúncias, o Procon-SP solicitou
as seguintes informações ao banco:
- Como e por quais canais estão sendo ofertadas
e contratadas as operações de crédito consignado;
- Quando da constatação do crédito indevido,
como o consumidor pode efetuar o cancelamento da contratação;
- Se verificou a ocorrência de problema
sistêmico que poderia ter dado causa ao aumento de contestações de
operações e quantas ocorrências semelhantes foram detectadas em 2020;
- Quais providências têm sido adotadas para
solução dos problemas relatados;
- Quais os canais de atendimento são disponibilizados ao consumidor
para atendimento.
A
empresa tem o prazo de 72 horas, a contar de segunda-feira (19), para responder
aos questionamentos.
Procurado
pelo Valor Investe, o Banco C6 Consignado ressaltou
que "em setembro, a instituição fechou 100 mil contratos de
crédito consignado, e as 149 reclamações registradas no Procon-SP representam
um percentual pequeno do total".
Além
disso, a empresa afirmou, em nota, que "todos os casos são resolvidos
sempre sem prejuízo ao consumidor. Nossa equipe segue disponível para prestar o
melhor atendimento aos nossos cliente".
VALOR INVESTE