GOLPES BANCÁRIOS


Golpes bancários pela internet crescem 80% durante a pandemia.

Você já ouviu falar em phishing? Este tipo de golpe digital, que consiste no envio de arquivos ou links falsos por e-mail para pegar dados da vítima, aumentou 80% desde o começo de março – quando se deu o início da pandemia. 

A informação é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Para esta técnica, os fraudadores costumam enviar boletos falsos ou alertas de dívidas que simulam bancos, empresas de serviços e TV paga. Há, ainda, a estratégia de oferecer descontos, premiações e promoções.

Já aqueles golpes que usam falsas centrais de atendimento cresceram 70%, enquanto o de pessoas se fazendo passar por portadores de bancos aumentaram 65% no mesmo período.

“O fraudador se vale da desestabilização emocional, tira a vítima da zona de conforto e a induz a realizar estas ações”, afirmou Adriano Volpini, diretor da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em entrevista ao Valor Investe.

Por isso, vale ficar de olho em mensagens via WhatsApp, de texto e de voz, em retiradas de cartão por alguém que se diz representante do banco ou administradora do cartão e em centrais falsas de atendimento telefônico.



FEBRABAN
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br