O CONSUMIDOR / CLIENTE é a origem e destino de qualquer
estratégia de marketing.
☝🏻 Nesse
sentido, sabendo que os efeitos da pandemia mudaram desde a mudança de hábitos
de consumo até a forma de se relacionar, quais tendências despontam?
📍 A
20DASH aponta 4 tendências indispensáveis no planejamento de marketing de 2022:
✅ EXPERIÊNCIA POR VOZ - a jornada do usuário, desde a pesquisa
até a compra, tem cada vez mais se utilizado de recursos de voz. O uso de smart
speakers, as caixas inteligentes com assistentes virtuais, tem estimativa de
crescimento de uso superior a 50% entre 2021 e 2023.
✅ USER GENERATED CONTENT (UGC) - o conteúdo gerado pelo usuário é
outra forte tendência e tem se mostrado cada vez mais relevante devido à sua
autenticidade. Segundo o Influencer Marketing, 82% das pessoas seguem
recomendações de influenciadores digitais.
✅ RELACIONAMENTO via BOTS - os bots estão se tornando cada vez
mais "inteligentes", ampliando repertórios e se aprimorando para
oferecer um serviço mais humanizado e personalizado.
✅ SOCIAL SELLING e MARKETING INTERATIVO - a venda social é um
mecanismo de criação de relacionamentos e vendas por meio das redes sociais,
tendo como principal estrela do momento o live commerce, que se utiliza das
lives para aproximar o consumidor da marca gerando oportunidade de interação e
relacionamento com entretenimento e informação.
FUTURO DOS NEGÓCIOS