MUTIMERCADO



Nos últimos oito anos os fundos multimercados foram um dos melhores investimentos do mercado brasileiro, quando se avalia o retorno ajustado ao risco. Um tipo específico destes fundos tem se destacado dos demais. Antes de apresentá-lo, vamos comparar os fundos multimercados com outros investimentos usuais no Brasil.

 

O gráfico apresenta o retorno desde 2010 do CDI (azul), Ibovespa (vermelho), IMAB5+ (laranja), IHFA (verde). O IHFA e o IMAB5+ são índices calculados pela Anbima e representam, respectivamente, a média dos fundos multimercados, e dos títulos referenciados ao IPCA com vencimento maior que cinco anos.

 

Este último índice inclui os famosos títulos Tesouro IPCA disponíveis na plataforma do Tesouro Direto.

Avaliando o gráfico, percebe-se que o Ibovespa foi um dos piores investimentos neste prazo. Ele rendeu apenas 14,3% desde 30/12/2010 até o final de julho. O CDI no mesmo período se valorizou 113,3%. O IHFA e o IMAB5+ superaram o CDI e apresentaram retorno de 137,4% e 137,8%, respectivamente.

Como é usualmente informado, a variação relativa desses últimos índices foi de 121,3% e 121,6% do CDI, respectivamente.

Apesar do retorno do índice de fundos multimercados ter sido ligeiramente abaixo da média dos títulos referenciados ao IPCA de longo prazo, o risco do primeiro é significativamente menor. Reforço que as rentabilidades dos fundos já são líquidas de todas as taxas.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br