FLEXIBILIZAÇÃO DO ISOLAMENTO SOCIAL


'Ainda é muito cedo para baixar a guarda', diz presidente do Magazine Luiza sobre isolamento.

Das 1.100 lojas, 40% foram reabertas no país; empresa adota sistema próprio de controle.

O Brasil é um dos únicos países que flexibilizam medidas de isolamento social, considerando o comércio, ao mesmo tempo em que indicadores relacionados à Covid-19 crescem, afirmou Frederico Trajano, presidente do Magazine Luiza, em entrevista a jornalistas nesta terça-feira (26).

"No mundo inteiro o protocolo foi: fica duas semanas sem aumentar os casos e mais duas semanas caindo para poder liberar o comércio. 

O Brasil, talvez por uma pressão de não ter feito tão bem no começo—embora nenhum país tenha ficado três meses com o comércio fechado— testa a reabertura ainda com números crescentes", disse.

Segundo ele, ainda é "muito cedo para baixar guarda" em relação ao controle das medidas de isolamento.

A varejista divulgou o balanço financeiro do primeiro trimestre na segunda (25), que contabilizou prejuízo líquido de R$ 8 milhões devido à pandemia de coronavírus, que impôs o fechamento de lojas físicas, e ao aumento das despesas.

Com 40% das cerca de 1.100 lojas já abertas, a companhia adotou um sistema particular de retorno comercial que, muitas vezes, independe dos decretos municipais.

No primeiro trimestre, com as lojas ainda operantes, os pontos físicos cresceram 7% e o online, 73%. 

Na economia nacional, Trajano estima que o ecommerce parta dos 5% de participação do pré-coronavírus para 10% na fase posterior à pandemia.

O Magalu foi um dos primeiros a fechar as lojas no início da crise. Cerca de 20 mil pessoas entraram em férias. 

O Magalu estima que as lojas físicas deixaram de vender R$ 500 milhões enquanto permaneceram fechadas.

O ecommerce, por outro lado, cresceu 72,6% em relação ao primeiro trimestre de 2019, se tornando, pela primeira vez, a maior parte das vendas da varejista, com 53% do total. No último trimestre de 2019, essa fatia era de 48%.



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br