MERCADO DE TRABALHO


Desemprego cai pela primeira vez depois de quatro semanas consecutivas subindo, diz IBGE

Depois de quatro semanas consecutivas subindo, caiu pela primeira vez o desemprego registrado em meio à pandemia do coronavírus, aponta levantamento divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o Instituto, 11.753 milhões de pessoas estavam desempregadas na terceira semana de junho – 100 mil a menos que na semana anterior. 

Porém, em comparação à primeira semana de maio, houve alta de aproximadamente 2 milhões de desempregados no Brasil.

Os dados são resultado do levantamento feito entre 14 e 20 de junho por meio da Pnad Covid19, versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua feita com apoio do Ministério da Saúde, cujo objetivo é identificar os impactos da pandemia no mercado de trabalho e quantificar as pessoas com sintomas associados à síndrome gripal no Brasil.

Ainda de acordo com o levantamento, houve queda na informalidade. 

Na terceira semana de junho, 28,4 milhões de brasileiros trabalhavam informalmente – aproximadamente 800 mil a menos que na semana anterior.

O IBGE considera como trabalhador informal aqueles que são empregados no setor privado sem carteira assinada, trabalhadores domésticos sem carteira, trabalhadores por conta própria sem CNPJ e empregadores sem CNPJ, assim como pessoas que ajudam parentes.



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br