CORONAVÍRUS


Como fica a etiqueta social após máscara deixar de ser obrigatória

BEIJO, ABRAÇO, APERTO DE MÃO

O CONVÍVIO E A ETIQUETA EM UM MUNDO SEM OBRIGAÇÃO DE USAR MÁSCARA

Beijinho no rosto pode?
Em situações mais formais, antes era permitido usar os dois beijinhos, como os cariocas, ou um beijinho, como se fazia em São Paulo. Agora, não dê beijinhos em situações formais. Entre amigos e familiares, sinta-se mais livre, mas não reclame se a pessoa a ser beijada recuar.

O que fazer se estou sem máscara e alguém espirrar ou tossir ao meu lado?
Meça o risco antes disso acontecer, principalmente quando há muita gente desconhecida em volta. Não é indelicado recuar ou se afastar de quem tem algum sintoma da doença

Se vou visitar um amigo, devo perguntar se é necessário o uso de máscara?
Chegue à casa do anfitrião com a máscara e espere que ele diga se não vê problema em retirá-la. No caso do anfitrião, tudo bem perguntar se o convidado está vacinado e pedir o uso da máscara, considerando, porém, que o convidado pode preferir não fazer a visita.

Como deve se portar quem oferece ou pega carona?
Se você vai aceitar carona de alguém, vá de máscara e espere que o motorista libere você da obrigação de usá-la. Aquele que chega toma a iniciativa. Não é errado pedir para que as janelas fiquem abertas.

Já é possível apertar a mão de alguém sem hesitar?
Quando você tem intimidade com a pessoa, tudo bem. Depois de ir tateando a situação, até abraço vale. Se você não tem intimidade, é preferível manter distância e usar um cumprimento com a cabeça.

Posso recusar dar a mão a um desconhecido, em alguma situação social?
Se você não se sente seguro, pode. O conselho aqui vai paro o outro: não se sinta ofendido.

Se vou dar uma festa, é indelicado pedir carteira de vacinação para os convidados?
É mais indelicado pedir para que se use máscara, pois é de costume beber e comer nas celebrações. Se você não está seguro, não dê a festa ou a reunião. Pedir carteira de vacinação é válido e até recomendável, até para que os convidados fiquem mais à vontade. Não vale porém reclamar de quem não foi.

O que mais posso fazer se sou anfitriã de uma reunião ou festa?
É legal avisar o convidado sobre o tamanho da celebração, dizer se foi chamada muita ou pouca gente, para que todos possam decidir de acordo com seus medos e preferências.

 



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br