XP x Febraban, resultados de big techs decepcionam
e o que importa no mercado.
#EUNÃOBANCO X #EUBANCO
Depois de a XP ter
veiculado a campanha publicitária #EuNãoBanco para promover sua conta digital,
a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) reagiu e disse que a corretora "nega a si própria".
Entenda: nas propagandas, a XP afirma que não cobra tarifas e anuidades em sua
conta digital e cartão de crédito e ainda cita outros benefícios para clientes.
- "Chega de bancar
tarifas para usar seu próprio dinheiro", diz a instituição em uma
peça publicitária.
Contra-ataque: a entidade
que representa os bancões reagiu.
- "Essa instituição
financeira é, sim, um banco, mas procura estabelecer alguma distância de
seus pares. Ela pratica as mesmas atividades de um banco, preferindo
fingir que vive em um universo paralelo. Parece ter vergonha daquilo que
é", diz a nota assinada por Isaac Sidney, presidente da Febraban.
- "Os novatos ficam
protegidos em seus escritórios espelhados, no conforto de suas home
offices, buscando o melhor dos mundos: o bônus e o não ônus da regulação
bancária".
Fintechs x bancões: no ano
passado, o duelo entre as novatas e os incumbentes esquentou e não faltaram
trocas de farpas.
Neste ano, algumas normas do
BC ampliaram exigências regulatórias para as fintechs –a Febraban reclamava de
falta de isonomia nesse campo– :
- Uma aumentou a exigência de capital para
as grandes fintechs que funcionam como instituições de pagamento,
aproximando da regulação que existe para os bancos.
FOLHA DE SÃO PAULO