Brasileiro gastou mais com psicólogo, carro e pet
em 2021, diz Itaú.
Essas são algumas
das despesas que mais cresceram entre clientes da instituição.
O consumidor
brasileiro aumentou seus gastos com serviços relacionados a veículos, psicólogos, veterinários e petshops em 2021, segundo
balanço das compras realizadas com cartões do Itaú Unibanco e vendas realizadas
pela Rede, empresa de meios de pagamentos do banco.
O valor total das
transações cresceu 24,5% em 2021, depois de uma expansão de apenas 3,5% em
2020. A quantidade de operações avançou 25,4%.
A participação das compras online foi de 21,1% —estava em
cerca de 18% antes da pandemia.
As gerações Y (nascidos de 1985 a 1999) e Z (2000 a
2010) responderam por 37% e 38% das transações online, respectivamente. Baby
Boomers (nascidos de 1945 a 1964) aparecem com 26%, e a geração X (1965 a
1984), com 31%.
Entre os segmentos
em destaque no ano estão o valor e a quantidade de gastos com psicólogos, que
avançou cerca de 40% nos dois quesitos em relação a 2020. Nesse caso, a
quantidade de transações foi maior entre mulheres (58%) do que entre homens.
Em termos geracionais, a Y é o destaque: os nascidos
entre
1985 e 1999 responderam por 41% das operações.
Considerando apenas o último
trimestre de 2021, houve uma alta no número de transações de de 76% entre
mulheres e 16% entre os homens nessa faixa etária.
FOLHA DE SÃO PAULO