MUNDO CORPORATIVO


As armadilhas das 'férias ilimitadas' oferecidas por empresas

Funcionários em alguns empregos podem tirar quantos dias de folga quiserem, desde que façam um acordo com o chefe

Você pode tirar quantas férias quiser? Parece ótimo —ou não!

O banco de investimentos Goldman Sachs, com sede em Nova York, nos Estados Unidos, tomou recentemente uma decisão inesperada: a instituição concedeu férias remuneradas ilimitadas aos seus funcionários de nível sênior.

Segundo um memorando recebido por diversos órgãos de imprensa, sócios e diretores-executivos poderão "tirar o tempo de descanso que for necessário, sem dias fixos de férias". 

Já os funcionários de nível júnior receberam mais dois dias anuais de férias e o banco afirmou que todos os empregados precisarão tirar, no mínimo, 15 dias de férias por ano.

À primeira vista, esta parece uma iniciativa positiva por parte de uma empresa conhecida por suas jornadas de trabalho extenuantes e por sua cultura rigorosa. 

Afinal, férias remuneradas ilimitadas poderão oferecer aos funcionários sobrecarregados mais tempo para descansar e melhorar sua saúde mental e seu equilíbrio geral entre a vida pessoal e o trabalho.

Além disso, uma política generosa de férias para os funcionários de nível superior poderá beneficiar os níveis mais baixos, podendo formar uma equipe de trabalho mais feliz e produtiva como um todo.

Mas o que parece um incrível benefício também traz ressalvas consideráveis.

Os funcionários provavelmente só tirarão um bom período de férias se as empresas criarem um ambiente que os incentive a fazê-lo. 

Em algumas empresas que adotam as férias remuneradas ilimitadas, os funcionários acabam tirando férias menores, devido à pressão dos colegas e às expectativas verificadas sobre os períodos "aceitáveis" de férias.

E os dados mais recentes demonstram que as férias remuneradas ilimitadas não são o benefício mais cobiçado pelos trabalhadores. 

Mais do que férias ilimitadas, a maioria das pessoas valoriza a flexibilidade, incluindo a possibilidade de trabalhar em casa.

Seria essa regalia recém-introduzida o atrativo brilhante que os trabalhadores sempre desejaram ou um presente que ninguém pediu para receber?



BBC NEWS BRASIL
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br