A fadiga de telas, que possibilitam reuniões de
trabalho por videoconferências e longas conversas por mensagens com amigos e
família, pode ser potencializada por pequenas atitudes que causam ruído na
comunicação.
1.
NÃO
ENVIE UMA ENXURRADA DE MENSAGENS PICADAS
WhatsApp, Telegram, Slack e outros aplicativos de
mensagem são utilizados, na maior parte das vezes, para recados escritos.
Apesar disso, a espontaneidade das mensagens carrega características da
linguagem falada, o que pode prejudicar a comunicação.
"O primeiro ato é a pessoa refletir sobre as
ações dela", afirma Kelli Angelini, gerente do departamento jurídico do
Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR.
"Como estamos mesclando
texto e fala, e tendo em vista que esses aplicativos são para mensagens
rápidas, a gente acaba não tendo muita reflexão e a conversa sai como uma ligação
telefônica."
A dica é: em situações formais, como contatos
profissionais, pense se aquela mensagem tem a urgência de uma ligação.
Se não
tiver, ao escrever, releia antes de enviar e reflita sobre a existência de mais
alguma instrução ou recado a ser dado.
Essas atitudes evitam que o celular do
seu interlocutor apite a todo momento, criando nele uma urgência
desnecessária, e que demandas se percam na enxurrada de mensagens.
2.
ÁUDIO:
PRÁTICO PARA VOCÊ, CHATO PARA QUEM VAI OUVIR
Áudios normalmente vem com um aviso
prévio: "Desculpe, não estou podendo digitar".
Em ambientes
profissionais, o apelo deve ser guardado para momentos em que digitar a
mensagem seja realmente inviável.
Algumas características fazem os áudios serem um
recurso polêmico dos aplicativos de mensagem.
Em primeiro lugar, não podemos revisar falas.
Especialmente nos momentos em que é necessário lançar mão da ferramenta: quando
se está apressado.
Além disso, áudios que não têm um objetivo claro acabam com
eventuais demandas ao interlocutor perdidas no meio de divagações.
E, por
último, apesar de ser mais prático a quem fala, é mais trabalhoso ouvir um
áudio do que ler mensagens objetivas.
Caso seja inevitável, avise o seu interlocutor e
pense no que precisa falar. Após elencar na sua mente as demandas, diga
objetivamente o que precisa e não hesite em descartá-lo caso tenha terminado
cheio de digressões.
FUTUTO DOS NEGÓCIOS