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A fadiga de telas, que possibilitam reuniões de trabalho por videoconferências e longas conversas por mensagens com amigos e família, pode ser potencializada por pequenas atitudes que causam ruído na comunicação. 

1. 

NÃO ENVIE UMA ENXURRADA DE MENSAGENS PICADAS

WhatsApp, Telegram, Slack e outros aplicativos de mensagem são utilizados, na maior parte das vezes, para recados escritos. 

Apesar disso, a espontaneidade das mensagens carrega características da linguagem falada, o que pode prejudicar a comunicação.

"O primeiro ato é a pessoa refletir sobre as ações dela", afirma Kelli Angelini, gerente do departamento jurídico do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. 

"Como estamos mesclando texto e fala, e tendo em vista que esses aplicativos são para mensagens rápidas, a gente acaba não tendo muita reflexão e a conversa sai como uma ligação telefônica."

A dica é: em situações formais, como contatos profissionais, pense se aquela mensagem tem a urgência de uma ligação. 

Se não tiver, ao escrever, releia antes de enviar e reflita sobre a existência de mais alguma instrução ou recado a ser dado. 

Essas atitudes evitam que o celular do seu interlocutor apite a todo momento, criando nele uma urgência desnecessária, e que demandas se percam na enxurrada de mensagens.

2.

ÁUDIO: PRÁTICO PARA VOCÊ, CHATO PARA QUEM VAI OUVIR

Áudios normalmente vem com um aviso prévio: "Desculpe, não estou podendo digitar". 

Em ambientes profissionais, o apelo deve ser guardado para momentos em que digitar a mensagem seja realmente inviável.

Algumas características fazem os áudios serem um recurso polêmico dos aplicativos de mensagem.

Em primeiro lugar, não podemos revisar falas. Especialmente nos momentos em que é necessário lançar mão da ferramenta: quando se está apressado. 

Além disso, áudios que não têm um objetivo claro acabam com eventuais demandas ao interlocutor perdidas no meio de divagações. 

E, por último, apesar de ser mais prático a quem fala, é mais trabalhoso ouvir um áudio do que ler mensagens objetivas.

Caso seja inevitável, avise o seu interlocutor e pense no que precisa falar. Após elencar na sua mente as demandas, diga objetivamente o que precisa e não hesite em descartá-lo caso tenha terminado cheio de digressões.

 

 



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