DESMATAMENTO


Bolsonaro diz que divulgará países que compram madeira ilegal, mas criticam Brasil por desmatamento.

Presidente falou a chefes de Estado na cúpula do Brics, bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Segundo ele, tecnologia da PF permite rastrear 'DNA' do produto.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (17) que divulgará uma lista de países que criticam os números do desmatamento do Brasil, mas importam madeira ilegal. 

A promessa foi feita na Cúpula do Brics, bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

De acordo com Bolsonaro, esse rastreamento é possível com o uso de uma tecnologia desenvolvida pela Polícia Federal que, segundo ele, mostra o "DNA" da madeira, permitindo a localização da origem do material apreendido e exportado.

"Revelaremos nos próximos dias o nome dos países que importam essa madeira ilegal nossa através da imensidão que é a região amazônica, porque daí, sim, estaremos mostrando que estes países, alguns deles que muito nos criticam, em parte têm responsabilidade nessa questão", disse.

"Creio que depois dessa manifestação, que interessa a todos, porque não dizer no mundo, essa prática diminuirá e muito nessa região", acrescentou o presidente.

Em razão da pandemia do novo coronavírus, pela primeira vez a reunião do bloco foi virtual. 

O grupo foi fundado em 2006 e à época foi denominado Bric. Em 2011, a África do Sul passou a integrar o bloco, que passou a ser chamado de Brics. 

Desde 2009, os líderes dos países se reúnem anualmente.




G1
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br