RENDA+


Novo título do Tesouro, RendA+ compensa no longo prazo, mas é pouco flexível

Para especialistas, investimento tem vantagens de custo e simplificação.

A partir de 30 de janeiro, o Tesouro Nacional vai disponibilizar um título público voltado a investidores que querem poupar recursos extras para a aposentadoria

Na avaliação de especialistas consultados o novo produto possui vantagens e desvantagens, mas o balanço tende a ser mais positivo do que negativo.

Entre os pontos favoráveis do título, batizado de RendA+, estão a simplicidade de aquisição e o menor custo em relação a investimentos de propósito semelhante —como os planos de previdência privada.

Por outro lado, o produto foi considerado pouco flexível, já que não permite ao investidor definir beneficiários no caso de morte ou escolher como prefere receber a renda após a acumulação.

Lançado no final de dezembro, o Tesouro RendA+ será atrelado à inflação mais uma taxa de juros real —atualmente na casa dos 6%, de acordo com o simulador.

A ideia é que o investidor acumule valores ao longo dos anos para recebê-los no futuro como um benefício mensal.

A principal diferença desta modalidade para outros títulos do Tesouro está na forma de resgate. 

Em vez de receber todo o valor acumulado de uma vez, o investidor passará a receber uma renda mensal em 240 parcelas —ou seja, ao longo de 20 anos.

Mas o maior atrativo na avaliação dos especialistas é o custo. Como o objetivo do Tesouro é incentivar a poupança para a aposentadoria, as taxas cobradas serão mais vantajosas.

Quem esperar para receber toda a renda no prazo estipulado não pagará a taxa de custódia cobrada pela B3, desde que o rendimento mensal seja de até seis salários mínimos (hoje R$ 7.272). 

A partir desse valor, a taxa é de 0,1% sobre o excedente.

Quem decidir pela venda antecipada terá taxas decrescentes. De zero a dez anos de permanência, o percentual é de 0,5% sobre o valor de resgate. 

De 10 a 20 anos, a taxa cai a 0,2%. Acima de 20 anos até o limite do vencimento, o percentual fica em 0,1%.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br