PIX - TRANSAÇÕES FINANCEIRAS


Pandemia leva à bancarização de quase 10 milhões de pessoas.

Segundo cruzamento de dados, no entanto, 36 milhões ainda ficam de fora do sistema financeiro.

O distanciamento social e o pagamento do auxílio emergencial por contas digitais aceleraram o processo de bancarização no Brasil.

De acordo com dados do BC (Banco Central), 9,8 milhões de pessoas iniciaram relacionamento com instituição financeira de março para cá.

A inclusão financeira, no entanto, ainda é um desafio para a autoridade monetária, especialmente às vésperas do lançamento do sistema de pagamentos instantâneo, o Pix, que começará a funcionar em 16 de novembro.

Atualmente, 175,4 milhões de pessoas têm relacionamento bancário.

No fim de fevereiro, último mês cheio antes da chegada do coronavírus ao país, eram 165,6 milhões de brasileiros com conta em instituição financeira ou que consumiam algum produto financeiro (investimentos, por exemplo).

O cruzamento do número de bancarizados com a estimativa da população brasileira do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para 2020, que está em 212 milhões, mostra que cerca de 36 milhões de brasileiros ainda ficam de fora do sistema financeiro.

crescimento do número de clientes de instituições financeiras já era observado antes da pandemia da Covid-19.

Segundo especialistas, o pagamento do auxílio emergencial —inicialmente em R$ 600 e agora em R$ 300— por meio de contas digitais da Caixa foi responsável por grande parte da bancarização durante a pandemia.

O BC afirmou, em nota, que, entre a população adulta, o percentual de bancarizados é expressivo, já que quase 174 milhões de brasileiros têm mais de 14 anos.

Segundo a explicação, restam apenas 13 milhões de brasileiros acima dessa faixa etária sem relacionamento bancário.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br