BANCOS


Banco Pan lidera ranking de reclamações do BC.

O BMG apareceu em segundo lugar na lista, seguido do Inter.

banco Pan lidera, mais uma vez, o ranking de reclamações do Banco Central, referente ao terceiro trimestre do ano, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (15). 

A instituição ficou com índice de 255,33 pontos.

O BMG apareceu em segundo lugar na lista, com 236,73 pontos, seguido do Inter (126,38).

O ranking é feito com reclamações contra instituições financeiras com mais de 4 milhões de clientes e é divulgado a cada três meses.

O índice é formado pelo número de queixas dividido pelo número de clientes, multiplicado por um milhão, para que as reclamações sejam proporcionais ao número de consumidores do conglomerado.

O Pan, que tem 5,7 milhões de clientes, encabeça a lista desde o segundo trimestre de 2019, exceto no primeiro trimestre deste ano, quando o Inter apareceu na primeira colocação.

 A instituição teve 1.464 reclamações consideradas procedentes, a maior parte (244) por oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada.


As reclamações consideradas procedentes são aquelas que tiveram indício de descumprimento, por parte do banco, da lei ou regulamentação do BC.

Entre os cinco maiores bancos do país, a Caixa Econômica aparece em primeiro lugar e em quarto lugar geral, com 49,1 pontos. A instituição tem 136 milhões de clientes e teve 6.684 reclamações procedentes.

O Santander ficou em segunda colocação (quinta geral), com 34,33. O conglomerado tem 50 milhões de clientes e recebeu 1.723 queixas.

Entre as reclamações, o assunto mais recorrente é relativo a confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações de crédito, com 3.062 ocorrências.

Entre estas, a Caixa recebeu o maior número de contestações –1.049 foram endereçadas à instituição.

As queixas ligadas aos serviços de internet banking ficaram em segundo lugar, com 2.654, seguidas das relacionadas a cartão de crédito (2.619).

Neste grupo a Caixa também aparece em primeiro lugar, com 1.938 ocorrências.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br