Petros lança Programa de integridade


A Petros lançou nesta quinta-feira, 23 de novembro, seu programa de integridade, que reúne um conjunto de políticas e medidas para proteger a fundação de práticas ilícitas e irregularidades que possam colocar em risco o patrimônio dos participantes e a imagem da entidade. “A iniciativa reforça o compromisso da atual gestão com a transparência, a ética e a governança. Uma entidade do porte da Petros não pode prescindir de um programa de integridade consistente, inclusive como forma de disseminar o tema entre as demais entidades, contribuindo para o fortalecimento do setor de previdência complementar”, afirma Walter Mendes, presidente da Petros, em comunicado.


Baseado em princípios e instrumentos que envolvem comportamento ético, governança e controle de riscos, o programa de integridade da Petros está em consonância com a Lei Anticorrupção e as diretrizes da Controladoria-Geral da União (CGU). Um dos instrumentos é o canal de denúncia, que já está em operação e se configura em uma das principais portas de entrada de informações sobre condutas supostamente irregulares. Por meio da ferramenta, que é administrada por uma empresa especializada e independente, empregados, participantes e demais públicos podem registrar, com garantia de anonimato e sigilo absolutos, denúncias de fraude, corrupção e violência no trabalho, entre outras irregularidades que violem as normas internas ou externas.


Outro importante instrumento é o código de condutas éticas, que foi integralmente revisado para contemplar as diretrizes do programa, indicando valores, comportamentos e compromissos que devem nortear todos os colaboradores e parceiros em suas ações e relações com os públicos interno e externo. O documento também ganhou novos princípios e valores éticos, como sigilo, segurança da informação, conflito de interesses, responsabilidade socioambiental, incluindo as condutas esperadas e vedadas. Foram criadas, ainda, políticas específicas, como a que trata de conflito de interesses, e revisados diversos normativos para adaptá-los às melhores práticas de governança
.  



Investidor Institucional Online
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br